{{channel}}
São João da Retomada impulsiona turismo em Pernambuco

Após dois anos sem festas, Pernambuco voltou a celebrar o São João. A data que marca um dos principais momentos do ano para o turismo do estado vem movimentando a economia pernambucana desde o início do mês. Com comemorações maiores e mais longas, os municípios registram uma boa movimentação financeira e de turistas. Para este ano, a expectativa é que o estado receba 880 mil visitantes e encerre a festa com uma receita turística de R$ 433 milhões.
Um levantamento realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco apontou que o fluxo de visitantes no estado deverá ficar no mesmo patamar registrado em 2019, período anterior à pandemia. Segundo a pesquisa, a taxa média de ocupação hoteleira entre as dez cidades que mais recebem turistas será de 90%.
Entre elas, o destaque é para Caruaru, no Agreste do estado, que conta com uma ocupação de 91%. No município, a festividade teve início no dia 4 de junho e será encerrada no final do mês. Até agora, de acordo com a prefeitura, cerca de 400 mil pessoas já curtiram a festa. Para a próxima semana, é esperado um público de 500 mil pessoas entre moradores e visitantes.
Além da capital do forró, quem chega em Pernambuco para curtir o São João também tem aproveitado outros polos da festa. Segundo o levantamento da Setur, o município de Taquaritinga do Norte deverá encerrar a festa com a maior ocupação hoteleira do estado, 100%. Em seguida aparecem Bezerros e Bonito, com 95%.
A secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, falou sobre a expectativa do estado para o São João da Retomada. “Os músicos e artistas precisam muito dessa volta, as pessoas estão sedentas por uma comemoração. Esse ano o governo está investindo pesado em vários municípios. É uma festa que está voltando então fizemos questão de aumentar os investimentos para que essa verba chegasse nas atrações culturais. Temos polos que são muito fortes, como Caruaru, mas temos também outros locais e cidades menores que prepararam suas festas com um carinho enorme para receber os turistas de todo o Brasil”, afirmou.
Outro município bastante procurado no período junino é Gravatá, que terá uma ocupação de 84%. Na cidade, a prefeitura vem apostando em pólos distintos para garantir a celebração durante todo o ano. “Nosso planejamento teve início ainda em 2021, mesmo sem a certeza de que a festa aconteceria. Neste ano contamos com vários polos para atender todos os públicos. Para o próximo final de semana a expectativa é receber o dobro da população que mora no município”, afirmou o vice-prefeito e secretário de turismo, Júnior Darita.
Na cidade, a programação variada permite que os visitantes e moradores curtam a festa o dia inteiro. No Mercado Cultural é possível curtir as atrações de São João. Já no Polo da Sanfona, as famílias têm a oportunidade de comer pratos típicos e apreciar atrações como shows ou forró pé de serra. Do outro lado, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, atrações como João Gomes e Tarcísio do Acordeon tem arrastado multidões.
VISITANTES
Com o objetivo de conhecer melhor o público que participa das festas espalhadas pelo estado, a secretaria de Turismo realizará uma Pesquisa de Contagem de Fluxo Turístico nos desembarques do Aeroporto Internacional do Recife – Gilberto Freyre e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).Em 2019, 11% dos turistas e excursionistas que visitaram a festa eram da Bahia; 4,5% de Alagoas; 4% da Paraíba e 2,5% de São Paulo. Além disso, a população pernambucana também costuma marcar presença na festa, sendo responsável por 71% do público que viajou para a festividade. Já entre os emissores internacionais, o destaque é dos argentinos, que corresponderam a 20%. Em seguida, aparecem Alemanha, Espanha, França, Portugal e Uruguai na sequência, respondendo por 10%, cada.
“É muito importante sabermos exatamente o perfil do turista que procura o estado para as festividades juninas, por isso fazemos anualmente esta pesquisa; para ter a ideia da origem deles, do tempo de permanência e de quanto gastam no destino, por exemplo. Neste São João da Retomada, apostamos muito na vinda do público de cidades vizinhas e na circulação dos pernambucanos pelos principais polos de animação”, concluiu Milu.