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Aeroporto do Recife é o 3° do país em atrasos e cancelamentos de voos em 2021

Uma pesquisa realizada pela AirHelp, líder mundial na defesa dos direitos dos passageiros de companhias aéreas, apontou o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre como 3° do país no total de atrasos e cancelamentos de voos em 2021. Atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos e do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), o Aeroporto Internacional de Recife afetou 317.270 passageiros com os imprevistos.
Salvador (BA): 145.686
No entanto, de acordo com um levantamento realizado pela Aena Brasil, empresa responsável por administrar o Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, com base em dados registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de atraso no último ano foi de 4,5%. Já em voos cancelados, o total foi de 1,6%. No total, 175.693 passageiros teriam sido afetados por atrasos e cancelamentos no último ano.
Confira a nota na íntegra:
No entanto, de acordo com um levantamento realizado pela Aena Brasil, empresa responsável por administrar o Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, com base em dados registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a taxa de atraso no último ano foi de 4,5%. Já em voos cancelados, o total foi de 1,6%. No total, 175.693 passageiros teriam sido afetados por atrasos e cancelamentos no último ano.
Confira a nota na íntegra:
O Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre, administrado pela Aena Brasil, sempre foi qualificado entre os melhores do Brasil, muitas vezes se destacando entre os mais bem avaliados do mundo, dentre aqueles de tamanho médio, classificação na qual o equipamento se enquadra internacionalmente. Por isso, causou estranhamento a informação veiculada por este veículo de que o Aeroporto do Recife estaria citado como um dos que mais apresenta atrasos e cancelamentos de voos. Os números em questão estão em desacordo com os dados registrados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Foram levantados por uma empresa que trabalha com indenização por atrasos e cancelamentos de voos e compõem um banco de dados da própria empresa, cujas informações também desconhecemos.
Ao longo de todo o ano de 2021, o Aeroporto Internacional do Recife registrou 32.806 decolagens, com um volume de 3.763.153 passageiros. Destes voos, 1.484 partiram com atraso superior a 30 minutos, correspondendo a 4,5% do total de decolagens. Foram impactados por essas operações pouco mais de 162 mil passageiros, o que corresponde a 4% do total. Considerando-se o número de cancelamentos, apesar dos problemas enfrentados no final de 2021 referentes à variante ômicron, os dados apresentados pela matéria também não refletem a realidade. Das 33.335 decolagens previstas para o último ano, 529 foram canceladas, representando 1,6%. Os passageiros afetados somaram 13.693, ou 0,36% do total.
Os dados referentes a atrasos e cancelamentos podem ser consultados no site da Anac (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/dados-e-estatisticas/percentuais-de-atrasos-e-cancelamentos). Reforçamos que nenhum cancelamento foi causado por problemas diretamente relacionados à infraestrutura aeroportuária. Entre todos os atrasos, 8% estão ligados a questões operacionais do aeroporto. Os demais 92%, foram motivados por temas relativos às companhias aéreas, mau tempo, atraso no voo de origem, entre outras causas desvinculadas do equipamento do Recife.
A qualidade do serviço prestado pelo Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre também foi atestada pela consultoria internacional independente Cirium, que apontou o equipamento pernambucano como o mais pontual de todas as Américas, entre os aeroportos de médio porte, no levantamento The On-Time Performance Report. A Cirium é reputada como uma das mais importantes do setor aéreo. De acordo com o relatório, o Recife foi o mais bem avaliado do país e o único brasileiro situado entre os cinco melhores do mundo.
A pontualidade dos voos é utilizada como critério de avaliação porque é um indicador que também aponta para a capacidade operacional do aeroporto, a qualidade do serviço prestado e a eficiência no atendimento aos passageiros e às companhias aéreas. A Cirium atesta que a avaliação é feita de forma independente por consultores especializados, que têm conhecimento sobre o funcionamento da aviação civil, mas não estão ligados a nenhuma empresa.