Economia

Trabalhadores de postos de combustíveis de Pernambuco participam do Dia Nacional em Defesa do Emprego dos Frentistas

Seguindo a agenda de Mobilização em Defesa do Emprego dos frentistas, os trabalhadores da categoria em Pernambuco realizarão nesta quarta-feira (08), o Dia Nacional de Luta contra o Self Service e pela manutenção dos Postos de Trabalho. A ação é coordenada pelo Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis Derivados de Petróleo, Lojas de Conveniência e Lava Jatos no Estado de Pernambuco (SINPOSPETRO-PE), que durante os dias 7 e 8 de dezembro irão realizar uma série de visitas a Postos de Gasolina e percorrer a Região Metropolitana do Recife com um carro de som, convocando os trabalhadores a lutarem por  seus direitos.

 

No último dia 25, aconteceu uma vitória histórica para os 500 mil frentistas de todo o País. Foi derrotada na Câmara dos Deputados a Emenda 18, do Deputado Federal Kim Kataguiri (DEM/SP), que ameaçava 500 mil empregos nos mais de 45 mil postos em todo o território nacional.

 

A MP 1063, que trata da revenda de combustíveis, foi aprovada, mas o relatório do deputado Augusto Coutinho (Solidariedade-PE) expurgou do texto a Emenda que impunha o selfie-service. O relatório foi aprovado sem reparos. O expurgo da Emenda de Kim Kataguiri mantém em plena vigência a lei 9.956/2000, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de proibir o self service, a lei estipula multa por descumprimento e pode até autorizar o fechamento de infratores reincidentes.

 

Em Pernambuco 30 mil trabalhadores e trabalhadoras frentistas tiveram seus postos de trabalho ameaçados pela proposta do deputado. O presidente do SINPOSPETRO-PE, Severino Pessoa, afirmou que a Associação "irá permanecer na luta constante junto ao trabalhador e na articulação com nossos representantes políticos para que outras ações perversas como essa não voltem ao debate público".

 

Ao redor do país, Sindicatos e Associações ligados aos trabalhadores frentistas também vão vivenciar o Dia Nacional em Defesa do Emprego dos Frentistas neste dia 8. A medida visa orientar os trabalhadores sobre a primeira vitória na Câmara dos Deputados e fortalecer a toda categoria para que esteja unida e bem informada, caso outra ameaça volte a pairar.

 


Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...