° / °

Confiança da indústria recua diante dos efeitos da Covid-19

Por


Em um levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), foi demonstrado que o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pernambuco (ICEI-PE) apresentou uma queda de 8,9 pontos, chegando aos atuais 52,6 pontos. O resultado ainda está acima do limite positivo, 50 pontos, mas se encontra abaixo do Brasil e do Nordeste, que pontuaram 54,4 e 52,7 pontos, respectivamente.

De acordo com a FIEPE, o indicador foi influenciado pelas conjunturas sanitária e econômica atual do país. “O ritmo lento da vacinação somado às recentes restrições das atividades geraram uma certa instabilidade no mercado, alterando as perspectivas de melhorias que se tinham para o começo deste ano”, lamentou o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Maurício Laranjeira. 

No mês passado, em fevereiro, o quadro estadual era bem mais otimista e manteve Pernambuco na liderança, com 61,5 pontos, à frente do Brasil e do Nordeste, que estavam com 59,5 e 60,4 pontos.   

Laranjeira detalhou ainda que o resultado final do ICEI deste mês foi puxado pelo índice de Condições Atuais, que apresentou forte recuo de 10,3 pontos, chegando a 45,5 pontos na passagem de fevereiro para março. Este índice reflete a percepção dos empresários locais com relação às condições correntes dos negócios, que, atualmente, está cada vez mais distante dos patamares no começo da pandemia, quando sinalizava 53 pontos em março de 2020.   

Os empresários da indústria seguem otimistas com relação aos próximos seis meses, mas houve reavaliação das expectativas, que se tornaram menos positivas. O índice de expectativas obteve um recuo de 7,6 pontos na passagem do mês, atingindo 56,8 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o comportamento deste índice era de 61,8 pontos.