° / °

PE tem o maior número de conversões para GNV desde novembro de 2019

Por

Pernambuco registrou em novembro de 2020 o maior número de conversões de veículos para uso do Gás Natural Veicular (GNV) desde novembro de 2019. Dados do Detran-PE mostram que, em novembro de 2020, o total de veículos convertidos para o uso do GNV foi de 867, superando o registrado no mesmo mês em 2019, quando o número chegou a 860. O resultado de novembro é o maior deste ano, ultrapassando inclusive os dos meses que antecederam a pandemia. Em janeiro, foram 803 conversões. Em fevereiro, 812.

A recuperação é mais evidente quando se constata que, no pico da pandemia, as conversões foram praticamente reduzidas a zero. Em abril, por exemplo, apenas um veículo do estado foi convertido; número que se repetiu em maio. Para o presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), André Campos, os números são indicadores da “recuperação do setor, depois da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus”.  A Copergás é a empresa responsável pelo abastecimento do GNV no estado.

Pernambuco destaca-se por ter um dos menores preços de GNV para o consumidor final no país, segundo levantamentos regulares da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). No mais recente deles, de 13 a 19 de dezembro, o preço médio encontrado nos postos pesquisados no Estado foi de R$ 2,939.

A economia no consumo e nos gastos (comparado a outros combustíveis) é um dos principais fatores de competitividade do gás veicular. Dadas essas vantagens, é muito utilizado por taxistas, motoristas de aplicativos e particulares que costumam usar o carro com frequência no dia a dia.

Em 2020, a Copergás conectou 13 novos postos à rede de abastecimento do GNV. Hoje, eles somam 78, em todo o estado. A frota de automóveis com GNV em Pernambuco chegou a 67.341, conforme dados do Detran-PE.