Segundo pesquisa feita, no fim de 2017, pela Rede Mulher Empreendedora (RME), plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino do Brasil, das 55% empreendedoras que são mães, 75% decidiram partir para esse caminho após darem à luz. Muitas encontraram no mercado infantil um espaço em potencial para seguirem novas carreiras. Conheça o caso de duas pernambucanas que reescreveram suas trajetórias profissionais depois da maternidade.
A receita que transforma hábitos de consumo
Se lá atrás os potes do Mini Menu eram entregues somente a domicílio, desde julho de 2018 os consumidores passaram também a encontrar as opções de pratos (19 para almoço e jantar), além de sucos e lanches, nas prateleiras de cerca de 30 pontos de vendas no Recife, Caruaru e Gravatá, João Pessoa e Campina Grande. Esse número deve crescer em breve. Negociam com as redes Verdfrut e Frutaria.
Novas praças fora do estado estão em estudo, como também a expansão em novo formato. Apesar da procura ser grande, segundo Rafaela, sobretudo com interesses de abrir franquias, a empresária explica que ainda estuda a modelagem mais apropriada para esse negócio e, somente em 2020, provavelmente, será gestado.
Até lá, a empreendedora espera que um novo braço da empresa evolua com os mesmos alicerces. Para atender os inúmeros pedidos, Rafaela e Marcela - publicitária por formação - convidaram a chef pernambucana Manu Tenório para uma parceria que resultará, a partir de abril, em uma linha de refeições para adultos. Antes, o trio irá fazer uma pesquisa de mercado em São Paulo. “É uma linha saudável com comida de verdade. Vamos lançar quatro linhas de produto: vegano, vegetariano, low carb e funcional. Tudo alinhando sabor e saudabilidade e preocupação com meio ambiente”, conta.
A nova linha - com investimento de R$ 100 mil na linha de produção - será um reforço a mais no faturamento, que já vem se multiplicando mês a mês. Em janeiro, teve crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2018. Em fevereiro, atingiu 80%. Números que dão a Rafaela a certeza que fez um bom negócio ao investir R$ 200 mil no Mini Menu e ao trocar de profissão.
“Nunca imaginei seguir esse caminho. Estava trabalhando em uma obra de barragem quando comecei a montar o negócio em abril de 2017. Trabalho de domingo a domingo, várias vezes acordando às 5h, mas é uma sensação de felicidade profissional que nunca tive”, confessa Rafaela, lembrando que o negócio surgiu a partir da própria experiência. Era uma mãe, como se classificou, “paranoica” com a alimentação dos filhos (Maria e Rafael, hoje, com 5 anos e 3 anos, respectivamente) e não observava no mercado nada que lhe desse confiança no produto e oferecesse praticidade.
“Costumo dizer que a gente não vende apenas a comida, mas o tempo que você terá a mais com seu filho. Conseguimos desmistificar a questão da comida congelada para bebês e percebemos que criamos um hábito de consumo. Os bebês vão crescendo e passando a outro estágio de alimentação e as mães continuam consumindo o Mini Menu”, destaca.
“No começo eu tinha uma sociedade, mas via que não tínhamos o mesmo desejo sobre o blog. Então, resolvi seguir carreira solo. Eu já trabalhava com mídias sociais antes de engravidar e via que dava dinheiro. Eu queria viver disso e não ganhar coisas de graça. Foi daí que decidi me dedicar a esse trabalho, criei uma marca e fui trabalhando com o que eu gostava ao mesmo tempo em que cuidava das minhas filhas”, conta. Hoje, o Blog Mãezice tem 227 mil seguidores no Instagram, 12.299 inscritos no Youtube e mais de 200 mil curtidas no Facebook.
E foi justamente da dedicação aos relatos da experiência que a profissional decidiu investir em um outro modelo de negócio: o lançamento de um livro. O primeiro, Muito Além da Maternidade, foi lançado em 2017, contando a própria história dela com as filhas e ainda sobre os sentimentos envolvendo gestação, puerpério, reencontro, gratidão e dor. “Eu fiz para arriscar. Jurava que não ia vender dez unidades. Foi um lançamento autoral com um orçamento baixíssimo. E aí eu vi que deu certo. Claro que cometi alguns erros, apanhei com alguns fornecedores mas me profissionalizei. Hoje já está chegando em cinco mil unidades vendidas”, conta.
O segundo livro, já aproveitando a experiência de coach parental, foi publicado no ano passado em parceria com uma amiga piscóloga. A edição faz parte de um projeto chamado Eu sinto tanto, focado na família e cuja ideia é seguir com o projeto e ter outras edições. “O livro trata de seis sentimentos e de como pode ser trabalhado por pais e filhos. Este ano devemos lançar o segundo volume, focado em outros seis sentimentos”, detalha. Com a veia empreendedora, a profissional não descarta outros projetos. Recentemente chegou, inclusive, a lançar uma linha de camisas em parceria com uma loja de São Paulo. “Se terei outras parcerias do tipo não sei. Hoje eu tenho um equilíbrio de publicidade do blog e da venda dos livros. E é esse meu foco agora”, pontua.
Entrevista - Lívia Moura - Analista do Sebrae/PE e responsável pelo prêmio Sebrae de Empreendedorismo Feminino