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Empresa oferece controle nas manutenções no pós-obra
Startup Facilitat faz o planejamento e controle das manutenções preventivas nos empreendimentos, mantendo as garantias e gerando mais economia
Quem tem um bem, independentemente de que tipo, sabe da importância de fazer manutenção. Quando realizada de forma preventiva, pode garantir uma vida útil maior e, principalmente, economia para o bolso. O serviço evita problemas maiores e gastos desnecessários. Porém, nem todo mundo tem a disposição para ler um manual e seguir à risca a manutenção necessária. Isso vale não apenas para bens com uma vida útil menor, como ar-condicionado ou um veículo, mas também para um que pode durar a vida inteira, como um imóvel. E neste último caso, pela demanda maior, que envolve a incorporadora e o proprietário, a complexidade é maior e o controle menor. Afinal de contas, o que é obrigação de cada um? A startup Facilitat nasceu baseada nesta demanda e promete facilitar esse processo, indicando e controlando as manutenções necessárias nos empreendimentos, mantendo garantias no pós-obra e evitando gastos desnecessários para o condomínio ou para a construtora.
A Facilitat tem como objetivo maior fomentar a cultura da manutenção preventiva e estimular que incorporadoras e clientes finais façam os serviços necessários. “O brasileiro, de uma forma geral, não tem o hábito de fazer manutenção. Mas queremos criar esse tipo de rotina nos empreendimentos porque pode gerar economia. Até porque a manutenção preventiva é mais barata e só precisa ficar fazendo com constância. Qualquer problema que der, só vai precisar da manutenção corretiva, que é mais fácil e barata”, explica o sócio Thiago Melo.
Como são muitos os sistemas de edificação, a startup promete ajudar as incorporadoras na fase pós-obra. “São muitas garantias diferentes e muitas responsabilidades, seja da fabricante, da própria construtora ou do morador. Existe uma complexidade muito grande de gerir o que é responsabilidade de quem. Têm coisas que vencem no primeiro ano, outras no segundo, outras no terceiro e assim por diante. Se gerir um empreendimento pequeno já é difícil, imagina um grande como os que são construídos hoje”, acrescenta.
Apesar de existir um manual com todas as orientações, são poucas as pessoas que se interessam em ler. Então a Facilitat chega com a intenção de orientar sobre os tipos de manutenção preventiva que devem ser feitas.
A ideia é facilitar a comunicação para que os serviços não deixem de ser realizados. “Vamos mandar alertas, por email e telefone, informando sobre a necessidade da manutenção e também vamos conferir as responsabilidades, ver se elas estão sendo cumpridas”, afirma Thiago Melo. “Se no manual diz que em dois anos tem que fazer a limpeza da fachada, por exemplo, a incorporadora precisa ter a certeza que isso está sendo feito e ela vai poder cobrar. É um sistema que dá tranquilidade para que a construtora deixe em nossas mãos essa parte mais chata”, completa.
Todos os registros ficam armazenados pela Facilitat e a consulta vai beneficiar não somente construtora e moradores. “Quando você vai comprar um carro, você pega logo o manual para ver se as manutenções foram feitas. Elas são uma obrigação para manter a garantia. O Facilitat é como se fosse um caderno de anotações e o imóvel e empreendimentos precisam ser tratados como algo que precisa de registros. Isso é bom também porque, quando alguém for comprar um apartamento, vai poder ver todo o histórico, registro de chamados de assistência técnica e manutenções. Ele vai ter a segurança que está tudo certo”, diz.
Expertise aliada para entender mercado
A ideia é facilitar a comunicação para que os serviços não deixem de ser realizados. “Vamos mandar alertas, por email e telefone, informando sobre a necessidade da manutenção e também vamos conferir as responsabilidades, ver se elas estão sendo cumpridas”, afirma Thiago Melo. “Se no manual diz que em dois anos tem que fazer a limpeza da fachada, por exemplo, a incorporadora precisa ter a certeza que isso está sendo feito e ela vai poder cobrar. É um sistema que dá tranquilidade para que a construtora deixe em nossas mãos essa parte mais chata”, completa.
Todos os registros ficam armazenados pela Facilitat e a consulta vai beneficiar não somente construtora e moradores. “Quando você vai comprar um carro, você pega logo o manual para ver se as manutenções foram feitas. Elas são uma obrigação para manter a garantia. O Facilitat é como se fosse um caderno de anotações e o imóvel e empreendimentos precisam ser tratados como algo que precisa de registros. Isso é bom também porque, quando alguém for comprar um apartamento, vai poder ver todo o histórico, registro de chamados de assistência técnica e manutenções. Ele vai ter a segurança que está tudo certo”, diz.
Expertise aliada para entender mercado
A Facilitat recebeu investimento inicial de R$ 150 mil, mas, como toda startup, espera escalar e crescer, não só no número do aporte, como também em sua atuação. O modelo de negócios foi pensando justamente para que a startup pudesse ser escalada, recebesse rodada de investimentos e expandisse. O primeiro passo já foi dado e já foi feito o spin off, o que significa que a Facilitat já trabalha com CNPJ próprio. Hoje, a Facilitat está embarcada no Over Drive, centro de inovação da Maurício de Nassau, onde é possível estar em contato com outras startups. Além disso, ela foi convidada a participar de um programa de mentoria na aceleradora Cesar Labs. A expectativa é que, já no próximo ano, ela esteja atuando em outros estados brasileiros e, em um futuro, em outros países.
A ideia da Facilitat nasceu dentre tantas outras de Thiago Melo, que há alguns anos investe em startups do setor e incentiva o incremento da inovação na construção civil. Como ele é também sócio da incorporadora Porto Engenharia, entende as necessidades do mercado através da sua própria experiência. Com a ideia pronta baseada em sua expertise, levou o projeto para a empresa Tecomat, que entrou junto como investidor.
“O conhecimento do mercado ajuda muito. Nós, incorporadores, somos obrigados a entregar no final de cada empreendimento um manual do proprietário e, nele, existem todas as informações sobre as tecnologias construtivas usadas, a tabela de manutenção, tudo que deve ser feito. Mas o comum era jogar aquilo dentro de uma gaveta e nunca consultar, o manual servia apenas para cumprir uma exigência da ABTN porque existe uma norma para isso. O manual não era prático e ninguém usava, era um trabalho danado para o cliente fazer as manutenções. A Facilitat quer facilitar esse processo”, explica Thiago Melo.
O desenvolvimento da ferramenta foi feito em 2017 e no início deste ano já estava pronto. Apesar do pouco tempo, Thiago Melo já comemora a atuação. “Como a startup surgiu de dentro de uma incorporadora, ela já nasce sabendo qual tipo de problema vai resolver. O primeiro módulo já está em funcionamento, já temos clientes e o retorno do investimento já está chegando. Este é o objetivo inicial, ajudar a incorporadora no período pós-obra. Mas, em um segundo momento, queremos ampliar a atuação, levar para síndicos, condomínios já prontos, chegar em outros mercados, como hospitais, por exemplo”, explica o sócio.
A ideia da Facilitat nasceu dentre tantas outras de Thiago Melo, que há alguns anos investe em startups do setor e incentiva o incremento da inovação na construção civil. Como ele é também sócio da incorporadora Porto Engenharia, entende as necessidades do mercado através da sua própria experiência. Com a ideia pronta baseada em sua expertise, levou o projeto para a empresa Tecomat, que entrou junto como investidor.
“O conhecimento do mercado ajuda muito. Nós, incorporadores, somos obrigados a entregar no final de cada empreendimento um manual do proprietário e, nele, existem todas as informações sobre as tecnologias construtivas usadas, a tabela de manutenção, tudo que deve ser feito. Mas o comum era jogar aquilo dentro de uma gaveta e nunca consultar, o manual servia apenas para cumprir uma exigência da ABTN porque existe uma norma para isso. O manual não era prático e ninguém usava, era um trabalho danado para o cliente fazer as manutenções. A Facilitat quer facilitar esse processo”, explica Thiago Melo.
O desenvolvimento da ferramenta foi feito em 2017 e no início deste ano já estava pronto. Apesar do pouco tempo, Thiago Melo já comemora a atuação. “Como a startup surgiu de dentro de uma incorporadora, ela já nasce sabendo qual tipo de problema vai resolver. O primeiro módulo já está em funcionamento, já temos clientes e o retorno do investimento já está chegando. Este é o objetivo inicial, ajudar a incorporadora no período pós-obra. Mas, em um segundo momento, queremos ampliar a atuação, levar para síndicos, condomínios já prontos, chegar em outros mercados, como hospitais, por exemplo”, explica o sócio.