Economia

Igualdade salarial entre negros e brancos no Brasil levará 72 anos para ser alcançada, segundo estudo

Pesquisa feita pela Oxfam utilizou dados coletados entre 1995 e 2015 sobre o crescimento de renda da população negra no país

A igualdade de renda entre negros e brancos está longe de acontecer, infelizmente. Segundo estudo da Oxfam, entidade do Reino Unido que atua na área dos direitos humanos no seu país e em mais 94 nações, os dois grupos só terão uma equiparação salarial no Brasil em 2089. Os cálculos foram feitos se baseando no crescimento da renda da população negra entre 1995 e 2015, utilizando dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e da Pnad anual (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

LEIA MAIS

Mulheres precisariam de 217 anos para alcançar renda dos homens

Em resultado disso, no ano de 2015, os ganhos médios mensal de pessoas brancas era em torno de R$ 1.589 e das pessoas negras R$ 898. Ou seja, nos últimos 20 anos, os negros passaram a ter 57% da renda dos brancos, ante os 45% de 1995. E esses números poderiam ser piores, caso a Oxfam não levasse em conta o valor recebido por essa parte da população, vindo dos programas sociais. 

O estudo ainda aponta que 67% dos negros recebem menos de 1,5 salário mínimo, contra 47% dos brancos. O documento indica que cerca de 80% das pessoas negras ganham até dois salários mínimos. Da mesma maneira que acontece com as mulheres, os negros são menos numerosos em todas as faixas de renda superiores a 1,5 salário mínimo, e para cada negro com rendimentos acima de dez salários mínimos, há quatro brancos. A ONG teve como base a Pnad contínua do quarto trimestre de 2016 para chegar a esses números, levando em conta apenas a renda do trabalho. 

Outro ponto ressaltado foi o da mobilidade entre classes sociais para pessoas negras. As tímidas ascensões ocorreram entre a base da pirâmide e a classe média. Já entre as pessoas mais ricas, os índices seguem sem alteração alguma. Ou seja, em 20 anos, o os 1% que detém a maior parte da renda do Brasil, se mantém intactos no topo da pirâmide social.

Segundo o cientista político da Oxfam, Rafael Georges, é preciso que a educação seja inclusiva. Principalmente no acesso ao ensino superior. Ele ressalta três pontos: 
  1. Negros têm, em média, escolaridade muito mais baixa que a dos brancos, o que afeta o rendimento salarial, por não alcançarem tantas vagas em universidades; 
  2. Pais de negros têm pior formação, o que traz impacto negativo para a renda e a educação dos filhos;
  3. Discriminação racial, por haver diferenciação salarial entre negros e brancos dentro de uma mesma carreira.  
Além de políticas de inclusão educacional, como as cotas, ele ressalta que é preciso diminuir a evasão escolar e combater o racismo institucional.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...