Economia

Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho no Recife

Atendimentos, no entanto, seguem em estado de greve

Após de 140 dias de paralisação, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a trabalhar nesta segunda-feira no Recife, porém ainda em estado de greve. É a greve mais longa da categoria e, na retomada aos atendimentos, serão realizadas apenas as perícias prioritárias e já previamente agendadas para hoje. O atendimento prioritário é reservado aos trabalhadores que ainda não estão contemplados pelos benefícios oferecidos, ou seja, aos que realizam a perícia pela primeira vez.

Quem teve a consulta impossibilitada pelo período de greve deve agendar a perícia novamente através da Central de Atendimento 135 e aguardar mais uma vez na fila. Em todo o País, 2,1 milhões de atendimentos de ser feitos durante a greve que começou em setembro do ano passado. A perícia é exigida para conseguir o auxílio-doença, aposentadoria especial por invalidez e para voltar ao trabalho depois da licença.

Os médicos peritos pedem aumento salarial de 27,5%, além da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica. As negociações com o governo, no momento, estão paralisadas, segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...