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Pernambuco vai propor incluir rota Salgueiro-Petrolina ao traçado da Transnordestina
Mobilização integra projeto executivo do estado e comissão especial de obras do PAC, formada por deputados da Assembleia Legislativa (Alepe)

Nesta terça (6), em audiência na comissão especial que trata das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na Assembleia Legislativa, o deputado Miguel Coelho solicitou, quando estiver pronto, o projeto ao representante do governo, para que seja apresentado em audiência com o ministério dos Transportes, ainda a ser marcada para este objetivo. O diretor de planejamento da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa vinculada à CSN e responsável pela obra da ferrovia, Edson Pinto, disse que há o interesse do grupo no traçado, mas que não pode viabilizar enquanto o contrato de concessão não incluir o trecho.
"É, inclusive, fisicamente viável. O trecho que vai de Salgueiro até Parnamirim é de bitola mista (que daria para fazer os dois percursos - ida e volta), já prevendo uma possível conexão para Petrolina. Nos interessa muito, por conta da origem da carga que pode fluir a partir do Vale do são Francisco, mas não está na outorga", descaca Pinto.
Salgueiro tem uma posição estratégica na implantação da ferrovia. É na cidade que está instalada a fábrica de dormentes. Ela é o vértice do "T" investido, de onde a construção partiu nas três direções, duas conectando os portos (Suape e Pecém) e uma seguindo para o cerrado piauiense, em Eliseu MArtins. "Conforme o projeto vai andando, a construção usa o quilômetro anterior para que o trem da obra construa o quilômetro subsequente", pontua.
A Ferrovia Transnordestina possui 1.753 quilômetros de trilhos, corta três estados em 81 cidades. Em Pernambuco, são 750 quilômetros, dos quais 400 estão prontos. A obra hoje encontra-se em 52% de conclusão de engenharia e é prevista para julho de 2018. Mais de 6 mil pessoas estão trabalhando na obra. O custo da obra passou por recente reajuste oficial, passando de R$ 7,5 bilhões para R$ 11,2 bilhões.