° / °

Copo americano, fabricado há 68 anos, é gourmetizado

Modelo ganhou cores e pode custar até seis vezes mais do que atualmente

Por

Novos modelos dos famosos copos americanos poderão custar até R$ 9,90.Foto: Nadir Figueiredo/Divulgação
Um dos símbolos dos apreciadores de uma cerveja gelada e presença certa em milhares de bares e lares brasileiros, o copo americano, aquele com listras verticais e feito de vidro, está repaginado. Segundo uma reportagem veiculada hoje no portal UOL, o produto, fabricado pela Nadir Figueiredo há 68 anos, é um ícone do design brasileiro e chegou a ser vendido na loja do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA). Mas o preço dos novos modelos deverá subir em até seis vezes mais, dependendo onde for comprado.

De acordo com a reportagem, o objetivo é transformá-lo num objeto de desejo de jovens universitários e descolados e fazer com que o copo americano seja um item comum na casa dos brasileiros. Para isso, a Nadir Figueiredo está lançando novas versões do produto, com cores e formatos diferentes, e aumentando a oferta em grandes redes de supermercado, como Extra e Pão de Açúcar, e lojas de produtos para casa.

As ações começaram a ser planejadas depois que a Nadir Figueiredo obteve o registro da marca copo americano, e de seu desenho tridimensional, no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), em maio de 2014. Esse registro impede que outras empresas copiem o desenho em qualquer material. Os novos modelos vão começar a ser vendidos até o fim do ano.

Em relação ao valor, como comparação, um copo americano incolor de 190 ml, o tamanho mais tradicional, está à venda por R$ 1,53 no site da rede varejista Extra, por exemplo. A estimativa é que o colorido de mesmo tamanho saia a R$ 9,90. Petisqueiras com desenho semelhante ao do copo já estão à venda (um kit com quatro copos e uma petisqueira é vendido por R$ 16,90 no site do Walmart, por exemplo). No mês que vem, chegam ao mercado também canecas da mesma linha.

Em entrevista ao portal UOL, Paulo de Paula e Silva, diretor comercial e de marketing da empresa, explicou a repaginada do famoso copo. “Sempre tivemos essa demanda por meio das redes sociais e do Serviço de Atendimento ao Consumidor. A pergunta era sempre a mesma: 'onde posso comprar o copo americano para minha casa?' As pessoas há muito tempo nos pedem para termos esse produto com vários tamanhos e cores e em canais diferentes”, pontuou.