° / °

Celpe implanta sistema de leitura do consumo de energia à distância no Sítio Histórico de Olinda

Segundo a companhia, o projeto piloto, instalado em 174 imóveis da Cidade Alta, coleta dados a 100 metros de distância

Por

Sistema foi implantado em 174 unidades consumidoras do Sítio Histórico, por ser composto de prédios tombados. Foto: Celpe/Divulgação
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) implantou uma nova tecnologia de leitura de consumo de energia elétrica  para assegurar o direito dos clientes e preservação do casario da Cidade Alta de Olinda, declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

O projeto-piloto, batizado de “Leitura Fácil”, permite, de acordo com a distribuidora, que os dados de consumo sejam coletados de maneira remota, sem que o leiturista precise entrar na residência do cliente para aferir as informações do medidor. A coleta de dados pode ser feita à distância de 100 metros. Todas as despesas de instalação dos equipamentos são assumidas pela Celpe.

Segundo a Celpe, o sistema foi implantado em 174 unidades consumidoras do Sítio Histórico, por ser composto de prédios tombados que não podem expor os medidores nas fachadas, e deverá ser expandido para consumidores que apresentem dificuldades de leitura. Na experiência, o tempo médio de leitura foi reduzido de cerca de um minuto e meio no método convencional para 24 segundos, no modo remoto. O sistema é inteiramente automatizado e pretende superar interferências que atualmente dificultam o processo de registro dos dados de consumo.

A transmissão das informações é feita via rádio entre o medidor de energia e o equipamento do leiturista. O incremento da tecnologia reduz a possibilidade de falhas durante o processo de captura do consumo. Além dessas vantagens, a expectativa do projeto é eliminar impedimentos na realização dos serviços de leitura por responsabilidade do cliente. No Sítio Histórico, foi observada redução do índice de clientes não lidos de 70%.

Pelo projeto, a coleta de informações da energia consumida pelo cliente é feita da calçada pelo leiturista. Os dados são capturados por meio de um aparelho transceptor (TAD), acoplado ao coletor de consumo (CO), e capaz de registrar as informações emitidas. Dentro de casa, um emissor de rádio (TAD) terá sido conectado anteriormente ao medidor eletrônico (ME) e fará a transmissão das informações, sendo acionado remotamente pelo leiturista. 

Atualmente, o sistema ainda não está integrado à impressão imediata da conta de energia. A fatura, no entanto, é gerada após o processamento dos dados, o que pode ocorrer no mesmo local, e entregue em seguida. Com a entrada da Leitura Fácil, para alguns consumidores todo o processo ocorrerá sem que haja necessidade de abordagens à residência, à exceção da entrega da conta.

Com informações da Celpe