CINEMA
Critics' Choice Awards ocorre nesta sexta; confira as principais previsões
Com 'Ainda Estou Aqui', Brasil concorre na categoria de Melhor Filme Estrangeiro; categoria de Melhor Filme segue sem franco favoritoPublicado em: 07/02/2025 13:00
![]() |
'Emilia Pérez' e 'Ainda Estou Aqui' concorrem a Melhor Filme Estrangeiro (Paris Filmes / Sony Classics - Divulgação) |
Acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 21h, a cerimônia do Critics' Choice Awards, prêmio da crítica de Hollywood que ocorre em Los Angeles após uma série de adiamentos por conta dos incêndios que devastaram a região no começo do ano. O Brasil concorre na categoria de Melhor Filme Internacional, com Ainda Estou Aqui, e a transmissão pode ser assistida ao vivo pelo canal da TNT ou pela plataforma Max.
A cerimônia estava inicialmente marcada para 12 de janeiro e os votos foram registrados até o dia 10, o que significa que os resultados não vão refletir a avalanche de aconteciemntos das últimas semanas, incluindo o crescimento meteórico do filme brasileiro (e de Fernanda Torres) e as controvérsias demolidoras envolvendo a atriz espanhola Karla Sofia Gascón e o seu filme Emilia Pérez.
Assim como o Globo de Ouro, o Critics' Choice não influencia diretamente no Oscar, já que a premiação é votada por críticos e jornalistas de cinema e televisão, mas a visibilidade da cerimônia e dos premiados é parte essencial do processo de campanha. Vale destacar que esta será a primeira grande premiação televisionada da indústria desde que as indicações da Academia foram divulgadas.
Conclave e Wicked lideram com 11 indicações cada, seguidos de Duna: Parte 2 e Emilia Pérez (10), com O Brutalista (9), Anora (7) e A Substância (7) completando a lista de mais nomeados.
O favoritismo em Melhor Filme segue incerto. Anora, de Sean Baker, foi um dos filmes mais aclamados pela crítica do ano passado e levou a maior em várias associações de críritos, mas as numerosas indicações de Conclave, Emilia Pérez e O Brutalista, que também disputam as principais categorias, deixam a disputa apertada. Um deles deve sair com o troféu principal da noite.
Mesmo com um número de indicações com dois dígitos, Wicked e Duna: Part 2 não chegam tão fortes em uma corrida tão indefinida, mas tanto o musical de sucesso quanto o aclamado épico de ficção científica podem prevalecer nas categorias técnicas.
AS CHANCES DO BRASIL
Quando os indicados ao Critics' Choice foram divulgados, Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres ainda não tinham a visibilidade gigantesca que vieram a ter após a vitória no Globo de Ouro em 5 de janeiro, o que se refletiu na indicação isolada do filme de Walter Salles na categoria estrangeira da premiação.
Emilia Pérez, por outro lado, seu principal concorrente a Melhor Filme Estrangeiro, recebeu 10 indicações, incluindo Melhor Filme, Direção, Atriz (Karla Sofia Gascón), Atriz Coadjuvante (Zoe Saldaña), Roteiro Adaptado e Canção Original (El Mal e Mi Camino). O longa francês ambientado no México colapsou nos últimos dias devido a descoberta de comentários racistas e xenofóbicos da sua protagonista, que se tornou a primeira mulher trans indicada ao Oscar.
As polêmicas de Emilia Pérez, porém, não devem afetá-lo no Critics'. O longa chega como favorito em pelo menos três categorias, com chances consideráveis de vencer o prêmio principal. O clima de quaquer vitória dele, porém, vai ser naturalmente tenso: Karla Sofia não deverá comparecer à cerimônia e os principais integrantes da produção e da campanha se dedicaram nos últimos dias a tentar apagar o fogo e amenizar o efeito das controvérsias.
A chance de Ainda Estou Aqui sair premiado não é zerada, tendo em vista como o filme foi sido abraçado pelos membros da indústria, mas, dado o impacto de Emilia Pérez nessa fase já datada da temporada, é muito difícil o longa francês não sair consagrado do Critics Choice. A grande questão é que, em se confirmando, será a mais agridoce e embaraçosa consagração da memória recente - e não deve influenciar nos resultados do Oscar, que acontece no dia 2 de março.