Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

PRÉVIAS

'Bloco Criança Foliã', do ator e compositor Romero Andrade, completa dez anos de história

Cortejo ocorre no Sítio Trindade e celebra uma década buscando aproximar o público infantil das tradições do frevo; idealizadores falam sobre a proposta familiar da festividade

Publicado em: 15/02/2025 07:00

 ((Divulgação))
(Divulgação)
A ideia de agregar as crianças e suas famílias às tradições do frevo motivou e impulsionou a criação de um projeto que já criou várias memórias de folia. O ator, compositor e professor Romero Andrade, que desenvolve há 25 anos um trabalho de musicalização infantil através da teoria e da prática, sempre quis montar uma prévia que unisse pais, seus pequenos e o público em geral em uma energia festiva que fosse ao mesmo tempo fervente e familiar. Esse sonho não só se tornou como segue sendo uma realidade com o Bloco Criança Foliã: Uma Brincadeira de Carnaval, fundado por ele ao lado de sua esposa, Carmita Viana, e que completa dez anos neste domingo, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, a partir das 15h, gratuito e aberto ao público.

Contando com a presença do Rei Momo e da Rainha do Carnaval desse ano, do grupo de passistas da Escola Pernambucana de Frevo e do Balé Brasil Brinquedo, coordenado pela professora Mabel Carvalho, a festividade se concentra na área central do espaço aberto com a apresentação de Romero e sua banda, com as músicas tradicionais do carnaval pernambucano cantadas em formato de brincadeira, relembrando as letras que marcaram as antigas gerações e buscando passá-las adiante às crianças.
 ((Divulgação))
(Divulgação)
Os seis primeiros anos do bloco desfilaram em Casa Amarela, partindo da Rua Dona Rosa da Fonseca, passando pela Rua da Harmonia e pela Estrada do Encanamento até adentrar no Sítio da Trindade. Durante a pandemia, a brincadeira ficou em formato de shows com transmissão ao vivo e, desde o retorno ao ar livre em 2023, vem realizando seu cortejo dentro do espaço do Sítio, como uma forma de agregar as famílias, orquestra e público de maneira mais próxima e segura, em um espaço que também a brincadeiras e à natureza.

Nascido em Bom Jardim, interior do estado e um dos berços do carnaval (terra do saudoso mestre Levino Ferreira). Romero é também compositor de frevo e uma de suas músicas, Criança Foliã, dá título ao disco, lançado em 2015, ano inaugural do bloco. O disco contou com participação de grandes ícones do carnaval pernambucano, que já deram as caras em edições da prévia, como Claudionor Germano, Getúlio Cavalcanti, Maestro Duda, Maestro Spok, Marcos César e Maurício Cavalcanti, além das vozes infantis da escola municipal Córrego da Bica.
 ((Divulgação))
(Divulgação)
“Todo pernambucano tem o frevo naturalmente na veia, goste ou não. Nós nascemos ouvindo e acompanhando as troças carnavalescas e os clássicos tocados e difundidos todos os anos e é uma tradição que não pode jamais se perder”, pontua Romero, em conversa com o Viver. “O barato do Criança Foliã é poder resgatar a simplicidade e beleza dessas letras e melodias, que marcaram tantas gerações nesses mais de 100 anos de frevo, e transformá-las em parte do ouvir e do pensar das crianças e jovens na música. Precisamos naturalizar esse gosto pelo frevo em todas as idades, o que funciona ainda mais quando ele é dançado, celebrado e brincando com a família e amigos. Manter uma marca como essa por dez anos é um desafio que temos o orgulho de dizer que conseguimos”.

Carmita Viana, idealizadora do bloco, declara: “O Criança Foliã surgiu do nosso amor pelas músicas que sempre fizeram parte das nossas vidas e a nossa proposta sempre foi fazer uma brincadeira agregadora, que juntasse as crianças e suas famílias em um espaço de acolhimento carnavalesco, onde elas se sintam seguras e à vontade. Que a nossa brincadeira de carnaval seja sempre um espaço de valorização da riqueza do frevo no pé das crianças”, celebra, convidando o público a participar da festa.
 (Romero e Carmita Viana, idealizadores do bloco, falam sobre a alegria de reconectar as crianças com as tradições do carnaval pernambucano (Divulgação))
Romero e Carmita Viana, idealizadores do bloco, falam sobre a alegria de reconectar as crianças com as tradições do carnaval pernambucano (Divulgação)