CINEMA/TV
'Cidade de Deus: A Luta Não Para' traz de volta elenco do filme e avança na história
52º Festival de Gramado exibe em primeira mão o piloto da série que continua história do clássico de 2002; temporada com seis episódios estreia na Max em 25 de agosto
Publicado em: 11/08/2024 15:19 | Atualizado em: 27/08/2024 11:19
Divulgação |
Foi exibido na noite do último sábado, no 52º Festival de Cinema de Gramado, o primeiro episódio da série Cidade de Deus: A luta não para, que continua a história de Buscapé (Alexandre Rodrigues) - protagonista do filme icônico de Fernando Meirelles lançado em 2002. A história se passa duas décadas depois do longa e traz de volta alguns atores, como Roberta Rodrigues, no papel de Berenice, e Edson Oliveira, como Barbantinho.
Alguns personagens novos foram apresentados já neste piloto, como Curió (Marcos Palmeira), novo dono da boca anteriormente ocupada por Zé Pequeno, seu filho de consideração Bradock (Thiago Martins) e a parceira dele, a impetuosa Jerusa (Andréia Horta). Ambientada justamente no ano em que o filme estreou, a narrativa acompanha a Cidade de Deus a partir de uma perspectiva atualizada com relação aos conflitos policiais e, sobretudo, à presença das mulheres nas posições de comando da favela.
O cineasta Aly Muritiba (Deserto particular, Cangaço novo), que dirige a série, falou sobre o desafio de retomar esse clássico e qual a sua principal proposta formal para manter uma identidade a partir do estilo estabelecido por Meirelles.
"Quando recebi a proposta pra fazer a série, tive uma hesitação que durou no máximo um minuto iria acontecer e tinha que fazer parte. Rapidamente entendi que tornava o primeiro filme tão maravilhoso era aquele calor da estética e aquela produção que mostrou para o mundo que a gente era capaz de fazer 'cinemão'. E o meu cinema é mais contemplativo, com planos mais longos. Então nesse primeiro episódio esse estilo muito parecido com o primeiro fica bem mais em evidência, mas a nossa ideia é que, ao longo da série, ela vá se distanciando mais disso", contou o diretor na coletiva de imprensa em Gramado.