Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Cinema

Oscar 2024: Oppenheimer domina premiações e alcança vitória como Melhor filme

Longa também faturou Melhor direção, Melhor ator e Melhor ator coadjuvante, além de outros três prêmios técnicos

Publicado em: 11/03/2024 00:13 | Atualizado em: 11/03/2024 00:16

Longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, o responsável por chefiar o time de cientistas que criaram a primeira bomba atômica (Patrick T. Fallon/AFP)
Longa conta a história de J. Robert Oppenheimer, o responsável por chefiar o time de cientistas que criaram a primeira bomba atômica (Patrick T. Fallon/AFP)
O Oscar de 2024 terminou sem surpresas. Oppenheimer, longa de Christopher Nolan, alcançou a prateleira mais alta da premiação mais importante do cinema dos Estados Unidos. O filme saiu com sete estatuetas da noite — que já havia dominado desde o anúncio da lista de indicados, com 13 nomeações. Além de Melhor filme, o longa venceu Melhor ator, com Cillian Murphy; Melhor ator coadjuvante, com Robert Downey Jr., Melhor direção, com Christopher Nolan; e os prêmios de Melhor fotografia, Melhor trilha sonora e Melhor montagem. 

Um dos maiores nomes dos bastidores do cinema nos anos recentes, Christopher Nolan finalmente conseguiu sair da fila para o Oscar de Melhor direção. Responsável pelo longa de sucesso Oppenheimer, o diretor ganhou o honraria na oitava indicação da carreira, sendo a terceira na categoria de direção. O longa é o ponto de vista do diretor sobre a história de J. Robert Oppenheimer, o responsável por chefiar o time de cientistas que criaram a primeira bomba atômica. Nolan venceu de Justine Trier, diretora de Anatomia de uma queda; Jonathan Glazer, responsável por Zona de interesse; Martin Scorsese, que competia por Assassinos da lua das flores; e Yorgos Lanthimos, de Pobres criaturas.

Apesar de ser um diretor que opta por trabalhos mais autorais durante a carreira, Nolan fez uma grande base de fãs por ter sido o diretor da trilogia dos filmes do Batman protagonizada por Christian Bale. Ele uniu público à crítica quando fez o longa A origem, vencedor de quatro Oscars técnicos em 2010. Desde então, Nolan está em busca de entrar para a lista de Melhores diretores dos prêmios da Academia, tendo sido indicado outra vez pela fita de guerra Dunkirk.

EMMA
Emma Stone venceu o Oscar 2024 como Melhor atriz e garantiu a segunda estatueta da carreira. A atriz, favorita ao prêmio, foi indicada pelo filme Pobres criaturas, em que protagoniza Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter. Esse é o segundo prêmio da artista, que garantiu a estatueta na mesma categoria em 2017 por La La Land.

ATOR
Favorito ao prêmio, Cillian Murphy (Oppenheimer), conquista o Oscar de Melhor ator com a interpretação do físico J. Robert Oppenheimer, conhecido como "pai da bomba atômica". Murphy, conhecido pela interpretação do "frio e calculista" Tommy Shelby, da série Peaky Blinders, foi indicado pela primeira vez ao Oscar neste ano. Durante as gravações, o ator precisou passar por dieta intensiva. Segundo Emily Blunt, atriz que também está no filme, revelou que Murphy comia apenas uma amêndoa por dia. 

DOWNEY JR.
Robert Downey Jr., o eterno Tony Stark do Universo Cinematográfico Marvel, venceu o prêmio de Melhor ator coadjuvante por Oppenheimer. O ator vence a premiação pelo trabalho que desempenhou no personagem Lewis Strauss, um dos principais responsáveis por perseguir J. Robert Oppenheimer após o Projeto Manhattan criar a primeira bomba atômica do planeta. O ator era uma das “cartas marcadas” deste ano, uma vez que levou para casa todas as premiações que disputou pelo papel até então: Bafta, Globo de Ouro, Critics Choice Awards e SAG Awards.
Tags: oppenheimer | oscar, | cinema, |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco