Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Divirta-se

Literatura

Escritor lança obras de contos e cordel sobre o autismo

O Literavida é o primeiro livro de literatura do autor que não é de poemas

Publicado em: 05/12/2023 19:00 | Atualizado em: 05/12/2023 21:32

 (Divulgação)
Divulgação
Nesta quinta-feira (7), às 19h, o escritor e jornalista Marcelo Mário de Melo lança dois livros de uma vez só no Espaço Pasargada, na Rua da União. O primeiro é o Literavida - Histórias e Casos -  e o folheto de Cordel O Enigma do Autismo e Os Fios da Convivência.

O Literavida é o primeiro livro de literatura do autor que não é de poemas, embora a carga da prosa poética transpareça. Está dividido em sete blocos. Em As Pensações de um Menininho Pensador, o mergulho na mente de uma criança tentando decifrar o mundo, desde a história sagrada até o significado da expressão “deu à luz”.

Fantasca (fantasia) é o território do realismo mágico, onde perfilam a Mulher-Sino, a Menina Que Vendia Reticências, a Pedragoga e o Congresso dos Sinais de Pontuação. Em Outras Histórias, um mix de contos, minicontos e textos de humor. 

No texto Figuras são desenhados perfis de pessoas marcantes e invulgares da vida intelectual e da militância, como o Padre Daniel Lima, o Prof. Arsênio Tavares, o líder estudantil pernambucano Airton Gaguinho, Chagas, paraibano, o camponês filósofo, Eduardo, paranaense, o líder civil e Vivaldo, norte-riograndense, o comunista-pastor.

O prefácio é de Sidney Rocha e a orelha de Raimundo Carrero. Somando-se uma consideração de Alberto da Cunha Melo sobre a qualidade literária da prosa do autor. A programação visual e o desenho de capa são do cartunista Ral. Com incentivo do Funcultura PE e a produção de Alexandre Melo.

No folheto de cordel sobre o autismo procura-se estimular a superação do estranhamento ante o autista, com a compreensão da sua maneira de ser como sujeito, passando-se do distanciamento à convivência.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.