° / °

Crianças à frente de canais no YouTube fazem sucesso na web

Pequenos dão dicas e arrancam risadas dos internautas mas devem tomar cuidado com a exposição

Por

Bel (esq.), Isaac do vine e Julia Silva são algumas das crianças que fazem verdadeiro sucesso no YouTube. Fotos: YouTube/Reproducao da Internet

Em uma época onde está cada vez mais comum interagir por meio das redes sociais, crianças do mundo todo - inclusive do Brasil – vêm se destacando ao mostrarem que, apesar do tamanho, têm muito o que dizer sobre diversos assuntos. Claro que com uma ajudinha do YouTube, site de vídeos que agrega cada vez mais conteúdo dos pequenos, que falam como gente grande.

[SAIBAMAIS]Imagine contar suas viagens, brincadeiras e até dar dicas de jogos e maquiagem para gente da sua idade. Esse é o foco do canal de Julia Silva, de 10 anos. Ela é de Minas Gerais e uma das mais populares “youtubers mirins” do país com vídeos que somam mais de 200 milhões de visualizações. O que começou como uma forma de manter contato com o pai – que havia se mudado para a França a trabalho - virou uma febre entre os brasileirinhos. A frase “oi, pessoal”, que inicia todos os vídeos, já virou uma marca registrada.

Outra menina que faz um verdadeiro sucesso é Isabel Cerrer, do canal Bel para meninas. A carioca de 8 anos tem um conteúdo dinâmico e divertido e por muitas vezes faz vídeos com a participação da mãe, Francinete. São desafios, dicas de maquiagem e outros aleatórios como “Alguém já te fez perguntas idiotas?” ou "Tipos de irmãs" – este último com mais de 600 mil visualizações.

E o hobby não é só coisa de menina. Isaac Guedes, 6 anos, virou uma febre desde que começou a postar vídeos no canal Isaac do Vine. Com paródias, piadas e desafios, o baianinho já chegou a gravar com um dos mais famosos youtubers do Brasil: Felipe Neto – do Não faz sentido.

%2bAtenção
Mas cuidado na hora de postar algo na internet, já que lá todo mundo tem acesso a tudo. É preciso mostrar o conteúdo aos pais antes de dar o upload. “O excesso é sempre prejudicial. Às vezes a criança pode exagerar na exposição para ganhar mais ‘curtidas’ ou acessos. É um pouco de mundo da ilusão. Os pais devem administrar e tomar cuidado para que os filhos não esqueçam do mundo real para ficar o tempo todos no virtual, querendo postar vídeos”, explica a psicóloga Andréa Asfora. Em resumo, pode brincar na internet, mas sem deixar de ter contato com os amigos de verdade, ok?


%2b VIEWS

O mais famoso no mundo todo o youtubers mirins é o norte-americano Evan, de nove anos, do canal EvanTubeHD. Ele testa brinquedos de diversas marcas, além de desafios com sua irmã. Ele tem mais de 2,2 milhões de inscritos e 1,5 bilhão de visualizações.


A mais famosa do Brasil é Bel para meninas, que tem 903 mil seguidores e quase 350 milhões de visualizações.


Julia Silva – 691 mil inscritos e 233 milhões de visualizações


Isaac do Vine - 255 mil inscritos e 10 milhões de visualizações

%2bComo fazer
Para postar um vídeo no YouTube, é preciso ter um e-mail no Gmail para criar uma conta no YouTube. Também tem um aplicativo para smartphones, que deixa tudo ainda mais fácil. Basta gravar no celular e postar (antes, mostre para os seus pais, ok?). Para criar um canal, tem vários tutoriais (no próprio YouTube) que ensinam direitinho.