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Dra. Palmyra Santa Rosa fala sobre exageros nos procedimentos de harmonização facial

Em um momento de popularização da Harmonização Orofacial, a profissional levanta a bandeira do seu método humanizado de harmonização.

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O Brasil já é o líder mundial em cirurgias plásticas (13,1% do total), segundo números da International Society for Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS em inglês) e, nessa última década, os procedimentos estéticos se tornaram serviços bem requisitados desde a classe média até as celebridades. No panorama de inovações do mercado para o momento digital, a cirurgiã-dentista Palmyra Santa Rosa adentra um momento de repaginação a partir de uma visão humanizada da Harmonização Orofacial e dos procedimentos estéticos. Trabalhando há quase uma década na área, a profissional – que atende em todo Brasil e abriu em 2020 seu primeiro empreendimento de saúde – enxerga uma mudança de conjuntura no atendimento e critica o novo movimento de excessos nos procedimentos.

No desafio de contribuir para uma imagem mais positiva da Harmonização Orofacial em um mercado em popularização no Brasil, a Dra. Palmyra Santa Rosa se posiciona como uma das vanguardas na defesa de uma harmonização humanizada. Segundo a especialista, existem novos desafios para o mercado e o paciente está em busca de uma experiência de consumo diferenciada e mais individualizada. "A abordagem do meu paciente é saber o que incomoda a ele, se forem apenas as rugas, vou fazer só das rugas, se for pra saber da face completa eu penso em um tratamento total. A proposta é que a prioridade seja do ele", defende. 

Para ela, mesmo que o profissional tenha a expertise, faz parte dos deveres éticos da classe compreender que "a forma como o paciente se enxerga é diferente". "A gente não deve empurrar todas as noções de estética para o paciente. Não significa que ele precisa fazer tudo. O objetivo não é impor o que é proporcional, mas deixar o seu paciente bem. O limite é: precisa existir um consenso do profissional e do paciente", pontua. Essa ideia de construção e abordagem mais íntima da relação com o paciente faz parte desta abordagem humanizada que a profissional divulga, desde os esclarecimentos nas redes e pesquisas científicas, até mais de 30 palestras, entrevistas em rádio e tv, sempre lembrando a importância da renovação no campo da harmonização.

Um dos termômetros para entender o estado atual da Harmonização Orofacial, é perceber como agora estamos passando pelo que a Dra. Palmyra Santa Rosa chama de "reversão da harmonização facial". O fenômeno se trata da grande leva de famosos que se arrependeram do procedimento e querem ficar mais naturais. Um dos exemplos é o cantor Lucas Lucco, que após fazer preenchimento, comentou em entrevistas que parou de se reconhecer nos clipes e filmagens, chegando ao ponto de remover todo preenchimento feito. 

"Alguns pacientes me trazem referências de alguns artistas para fazer tratamentos semelhantes, mas eu volto ao cerne da coisa que é saber: o que te incomoda? E sempre questionando se existe a necessidade da realização desse procedimento naquele caso. Não se faz harmonização com referências a artistas, é sempre em referência ao paciente que está lá sentado.  Eu explico a importância de que as suas características são únicas", explica a Dra. Palmyra Santa Rosa.

Por fim, ela ressalta que para a área crescer de forma saudável é necessário novas regulamentações e um fortalecimento dos parâmetros éticos na relação profissional e cliente. O profissional da saúde não pode trabalhar com moda, mas com ciência e saúde. A moda é momentânea e existem tendências. "Não existe moda para ciência. O objetivo do profissional não deveria ser vender mais seringas, mas vender a satisfação", finaliza. 

Instituto Santa Rosa
Do ponto de vista comercial, o Brasil é um dos potenciais de estética no mundo, do ponto de vista cultural continuou a ser na pandemia. "Durante a pandemia muitas pessoas tiveram medo de como o mercado seria atingido. Mas diferente do que pensávamos, o mercado cresceu, muito relacionado ao fato das pessoas se enxergarem mais e da autoestima dos brasileiros", pontua. Nesse sentido, alguns dos excessos do mercado têm repercutido na rede a partir de muitos famosos.

Na busca por expandir o método de humanização e cuidado com a experiência do cliente, no final de 2020, a Dra. Palmyra Santa Rosa inaugura o espaço Instituto Santa Rosa. "Eu costumo dizer que o empreendedor é curioso", pontua. Trazendo uma abordagem multidisciplinar entre profissionais da saúde (estética, odontologia, nutrição, ginecologia e dermatofuncional) ao lado de serviços de beleza no salão SR Studio, o Instituto idealizado por ela tem por intenção ser um espaço de referência para saúde e atendimento humanizado. "É sobre pensar com um olhar mais humano do que comercial", finaliza. 

Sobre a Dra. Palmyra Santa Rosa
Dra. Palmyra Santa Rosa é cirurgiã dentista, que assim como sua mãe e avó teve formação na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Após a especialização em odontogeriatria, a Dra. Palmyra Santa Rosa partiu para os estudos relativos ao envelhecimento, estética e saúde. Hoje, é uma das especialistas em Harmonização Orofacial mais importantes do país, com dezenas de milhares de seguidores nas redes e atendimentos em todo o Brasil.