{{channel}}
Empresário russo vai investir 100 milhões de dólares em pesquisa sobre vida extraterrestre
Yuri Milner, autor do Projeto Breakthrough, procura por ondas de rádio de vida inteligente fora da Terra

A busca por sinais extraterrestres voltou com força à pauta. Yuri Milner, um abastado empresário russo, pretende gastar 100 milhões de dólares em uma nova pesquisa para descobrir ondas de rádio vindas de longas distâncias da Terra.
O Projeto Breakthrough (avanço, descoberta, em inglês) foi anunciado pelo bilionário em coletiva de imprensa que contou com a presença de Stephen Hawking, além de outros cientistas. Através do projeto, pesquisadores poderão vasculhar 100 galáxias e um bilhão de estrelas além da Via Láctea, procurando sinais de vida alienígena até aproximadamente o ano de 2026.
O jornal The New York Times informou que dois terços do investimento de Milner será utilizado na construção de equipamentos e na contratação de astrônomos e outros especialistas. O restante vai ser empregado no aluguel de dois dos maiores radiotelescópios do mundo, localizados no estado da Virginia e na Austrália.
De acordo com Milner, o Breakthrough será capaz de fazer uma varredura do espaço dez vezes maior do que qualquer tentativa anterior, cobrindo uma ampla gama de frequências de rádio. Além disso, a velocidade de processamento de dados será de 100 vezes mais do que antes. O objetivo é se concentrar em sinais eletromagnéticos supostamente enviados por alienígenas, e não envidências de formas de vida não-inteligentes.