° / °

Casais fitness: exercitar-se a dois é estratégia para driblar a preguiça e incentivar o parceiro

Casais praticam atividades físicas juntos e ajudam um ao outro por uma vida mais saudável

Por

Nelson e Verônica já perderam juntos 62 kg. Foto: Arquivo pessoal.

A frase “Engordei depois que comecei um relacionamento” não é estranha aos nossos ouvidos. Naturalmente, não é fácil lidar com trabalho, estudo e ainda ter tempo para o parceiro na correria do dia a dia. Com tantas atividades, a ideia de se exercitar cai para os últimos lugares na lista de prioridades. Mas isso não é desculpa para se descuidar da saúde.

Praticar atividades físicas a dois pode ser muito mais interessante do que você pensa. Malhar com o parceiro é uma ótima estratégia para driblar a preguiça que normalmente acontece quando se treina sozinho. O objetivo é justamente o casal se incentivar mutuamente e tornar o ato de se exercitar um hábito. Uma dica é escolher uma modalidade e um local que sejam de agrado dos dois. Além disso, o horário da atividade precisa ser flexível para se adaptar às rotinas de ambos.

O casal Verônica e Nelson Costa está junto há 10 anos e desde agosto de 2014 começaram a praticar exercícios com o objetivo de emagrecer. Os dois juntos já perderam 62 kg. “Eu comecei no boxe e ele na musculação. Dois meses depois entrei na musculação também e ele se juntou à minha turma de boxe. Ainda fazemos aulas como pilates e bike. Precisávamos perder peso, pois nossa saúde estava se prejudicando”, conta Verônica.

“Agora está bem melhor. Antes apenas um fazia dieta e praticava exercícios, e como o outro não fazia nada, acabava desmotivando o parceiro. Sempre nos apoiamos, já que há dias em que um está animado e o outro não, e vice-versa”, completa Nelson.

A professora de bike da academia MOVE Cristiana Jansen é só elogios ao casal. “Os dois são muito disciplinados, não faltam nunca. Fazem todas as atividades da aula e durante os exercícios um incentiva o outro. São um exemplo de determinação para todos na academia”.

E quando até a profissão dos dois se complementa? É o caso do personal trainer Cleiton Andrade e da nutricionista Barbarella Queiroz, namorados há sete anos. “Eu preparo o meu treino e o dela. Quando não conseguimos treinar juntos ela segue a planilha feita por mim”, afirma Cleiton.


“Cuido da alimentação dos dois e monto as nossas dietas. Ele é meio teimoso ás vezes, mas no final segue as orientações”, brinca Barbarella. “Treinar em dupla é bem mais vantajoso, se torna mais fácil conseguir ir além do que somos capazes com uma pessoa do lado torcendo por você”, diz a nutricionista.

A academia também pode ser o lugar certo para encontrar o amor. Foi o que aconteceu com Ana Carolina Torrão e Antônio Pimentel, juntos há dois anos. O casal já morava no mesmo prédio, mas ambos passaram bastante tempo vivendo fora do país antes de se conhecerem. A paquera entre os dois começou na academia. “Em 2013, depois de voltar para o Brasil, percebi que ele malhava na mesma academia que eu, então puxei assunto, começamos a falar de treinos e mudei meu horário para conciliar com o dele”, lembra Ana Carolina.


“Eu incentivo mais, já que ela é um pouco mais preguiçosa, mas no fim um ajuda ao outro. Juntos é mais fácil de espantar a preguiça. Eu a faço se esforçar mais e ela age da mesma forma comigo”, explica Antônio.

O personal trainer do casal, Bruno Oliveira, exalta a interação deles nas aulas. “A palavra que descreve o casal é parceria. Eles querem melhorar sempre, e não desistem durante os exercícios. Sempre que um precisa, o outro incentiva”. A professora de bike da academia Bodytech Terciana Pereira também enaltece a dedicação dos dois. “A relação entre eles é muito positiva para as aulas. Eles são bastante empenhados e se dedicam ainda mais quanto estão juntos. Sempre que um não vai, o desempenho do outro é diferente”, ressalta.