° / °

Astronauta da NASA posta foto de "lugar mais azul do mundo"

Scott Kelly usou sua conta no Twitter para publicar a imagem do lago Cuo Womo, no Himalaia

Por

Segundo o astronauta Scott Kelly, "Esse lago (Cuo Womo) no nordeste do Himalaia parece o lugar mais azul do mundo visto da Estação Espacial Internacional". Foto: Scott Kelly/NASA

O astronauta norte-americano Scott Kelly, em missão na Estação Espacial Internacional (ISS), se propôs a encontrar o lugar mais azul do mundo. Através da hashtag #YearInSpace, Kelly utiliza sua conta no Twitter (@StationCDRKelly) para publicar imagens de locais na Terra onde a coloração azulada esteja fortemente presente. Segundo o norte-americano, o ponto mais azul que encontrou foi o lago Cuo Womo, no Himalaia.

A água do lago é tão azul que parece ter passado por algum programa de edição de imagens. O Cuo Womo tem sete quilômetros de comprimento máximo e uma área de 22 quilômetros quadrados. A área se localiza a 4.970 metros de altitude em Rikaze, uma região praticamente despovoada no Tibete. 

A água do Cuo Womo vem da água da chuva que escorre das montanhas ao redor. Mesmo não chovendo muito no local (cerca de 300 litros por metro quadrado), a baixa temperatura (a média anual é de 2 °C) ajuda na conservação da água. A coloração azulada é resultado da forma como as radiações do sol são absorvidas. Além do lago, Kelly também publicou fotografias de locais na China, Estados Unidos e até da costa de Fortaleza, no Ceará.