Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Brasil

Vírus da raiva é encontrado em morcego no interior de Minas Gerais

O animal estava na sacada de um apartamento em Patos de Minas e foi recolhido para análise na Secretaria de Estado de Saúde, que confirmou a doença

Vírus da raiva foi encontrado em morcego em Patos de Minas

O vírus da raiva foi identificado em um morcego na cidade de Patos de Minas, na Região do Alto Paranaíba. A informação foi divulgada pela prefeitura do município na manhã desta quinta-feira (30), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

 

O animal, que é frugívoro, foi encontrado na sacada de um apartamento na Avenida Paranaíba e recolhido para análise na Secretaria de Estado de Saúde, em Belo Horizonte, onde a presença do vírus foi confirmada.

 

Para evitar a disseminação da doença, a Vigilância Sanitária, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, estabeleceu um cerco vacinal em um raio de 500 metros a partir do ponto onde o morcego foi encontrado. Equipes de controle de zoonose farão visitas a residências para aplicar o imunizante em todos os cães e gatos na área delimitada a partir de segunda-feira (03/02).

 

Serão imunizados os animais a partir de três meses de idade, exceto fêmeas no último mês de gestação e aqueles em tratamento de saúde. Os pets vacinados no último ano também devem receber a dose de reforço. Quem não estiver em casa no momento da visita deverá levar o animal ao Centro de Controle de Zoonoses, das 7h às 18h, para a imunização gratuita.

 

 [SAIBAMAIS]

 

Confira as informações no Correio Braziliense

Leia a notícia no Diario de Pernambuco