° / °

Equipes vão analisar fratura em duto de barragem em Pará de Minas

Por

O alerta continua no entorno da barragem da Usina do Carioca, em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado. Neste domingo (9), os moradores de comunidades abaixo da usina hidrelétrica tiveram que sair de casa diante do risco de rompimento da estrutura, afetada pelo grande volume de água ocasionado pelas chuvas.

Hoje (10), em entrevista coletiva, o prefeito de Pará de Minas disse que uma das principais tarefas do dia é avaliar uma fratura em um duto da barragem.

O prefeito Elias Diniz (PSD) abriu entrevista coletiva desta manhã reforçando que a barragem não se rompeu e segue monitorada por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, polícias civil e Militar e pela prefeitura da cidade.

Foi montado um QG no centro da cidade para acompanhar a situação. Em seguida, ele deu um panorama da situação no local.

Assista à coletiva do prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz.

“O que nós temos que salientar é que a população, ao receber uma informação, utilize os canais oficiais: Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Defesa Civil e prefeitura. Para que a gente não administre conflito e não coloque a população totalmente desinformada ou insegura”, destacou Elias Diniz. “Um dos dados que eu quero tranquilizar a população é de que a comunidade de Carioca está fora do mapa de risco da própria usina caso haja uma ruptura. Ao mesmo tempo, nós temos uma situação de que a água ali jamais vai chegar em Pará de Minas. Infelizmente, ontem tivemos uma notícia em que o pessoal falou em 60 metros de altura. Não é, são 60 metros de raio que nós vamos ter ali com possibilidade de a água espalhar”, informou. 

De qualquer forma, o prefeito aproveitou para reforçar o alerta para as comunidades ribeirinhas. “Diante de uma possível ruptura da barragem de Carioca, temos que considerar que o rio que envolve ali, o Rio São João, no encontro com o Ribeirão Paciência, os dois vão aumentar expressivamente de volume. O que vocês precisam analisar é que todos, se você tem algum parente nas margens de um deles, essas pessoas precisam sair”, disse o prefeito. Segundo ele, as inundações registradas ontem em alguns trechos já causaram prejuízo a produtores rurais, inclusive com mortes de animais.

Abastecimento de água pode ser comprometido
Também nesta manhã, a Águas de Pará de Minas, responsável pelo abastecimento no município, disse que as unidades de captação de água da cidade foram atingidas por alagamentos. Técnicos já trabalham no local, mas ainda existe a possibilidade de o fornecimento ser prejudicado. A companhia pede que os moradores economizem água.

O que diz a Santanense
A Santanense é uma empresa têxtil que tem unidades industriais em Itaúna e Pará de Minas. Ela tem a concessão da Usina do Carioca, que produz energia para a fábrica. Por meio de nota datada de domingo e enviada na manhã de hoje ao EM, a Santanense informou que vem monitorando o volume de água da barragem e que, "apesar de ter sido identificado o descalçamento parcial do conduto acessório engastado ao barramento, a estrutura da barragem permanece preservada". Leia na íntegra abaixo: