° / °

Ataque hacker bloqueia base de dados do STJ e paralisa os trabalhos no tribunal

Por

A tramitação de processos do Superior Tribunal de Justiça ficará paralisada até a próxima semana, em decorrência do ataque hacker que sequestrou e bloqueou a base de dados das ações em andamento na corte. A Polícia Federal e o setor de informática do STJ ainda analisam a extensão do ataque e de que forma poderão contornar o problema.

De acordo com o investigador da PF à frente do caso, o hacker teve acesso ao backup da base de dados do tribunal e bloqueou esses dados, implantando uma criptografia no material. Ao jornal O Globo, ministros do STJ afirmaram que a situação é "muito grave" internamente, uma vez que nem os próprios servidores conseguem ter acesso aos documentos. Até mesmo o sistema de e-mail interno está fora do ar.

Com isso, o presidente do STJ, Humberto Martins, precisou baixar uma resolução determinando que o tribunal passe a trabalhar em esquema de plantão nos moldes do recesso. Apenas processos urgentes, como habeas corpus e mandados de segurança, serão analisados durante o período. Ele também pediu que PF investigue o caso.

Além do tribunal, utros dois sistemas oficiais foram atingidos nesta quinta-feira: do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. No caso do Ministério da Saúde, o site do DataSus está fora do ar. Os funcionários estão sem acesso à internet, linhas de telefone fixo e e-mails corporativos. Não se sabe ainda se há relação com o ataque ao STJ.