{{channel}}
Cacique Raoni recebe alta após diagnóstico de Covid-19

O cacique Raoni, com idade estimada de 89 anos, recebeu alta nesta sexta-feira (4), após sete dias internado no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop, a cerca de 470 km de Cuiabá (MT). O líder do povo Kayapó foi diagnosticado com pneumonia pela equipe médica de sua aldeia, localizada no Parque Indígena do Xingu.
Na última sexta-feira (28), quando chegou à unidade de saúde, o cacique passou por exames laboratoriais e de imagem que indicaram Covid-19. Raoni foi tratado com anticoagulantes, antibióticos, corticoides e fisioterapia respiratória, segundo boletins médicos. Nessa quinta-feira (3), exames apontaram melhora no evolução no quadro clínico do líder indígena, com estabilidade na arritmia.
Esta é a segunda internação de Raoni em dois meses seguidos. No mês passado, o cacique precisou de tratamento ao apresentar anemia severa e hemorragia digestiva após apresentar sintomas de desidratação, úlceras gástricas e inflamação no cólon. Em junho, ele perdeu a mulher, Bekwyjkà Metuktire, e, desde então, passou a apresentar um quadro depressivo.