Brasil

Ministério da Saúde estuda recomendação do uso de máscaras de TNT

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo federal vem estudando a possibilidade de mudar as recomendações sobre o uso de máscaras no Brasil, em meio à pandemia do novo coronavírus, permitindo que o item seja usado também por pessoas que não apresentem os sintomas da Covid-19.

Atualmente, o país segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica o uso das máscaras apenas para profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães em fase de amamentação e pessoas diagnosticadas com a doença. 

Segundo afirmou nessa terça-feira (31), o ministro Mandetta prepara um protocolo para produção de máscaras de TNT (Tecido Não Tecido) e seu uso por pessoas que não atuem na área da saúde e que não apresentem os sintomas da doença. O uso desse tipo de máscara vem ganhando força entre países da Europa e dos Estados Unidos como forma de prevenção ao contágio do coronavírus. 

Embora não haja estudos científicos sobre a eficácia do uso das máscaras de TNT para a prevenção da doença, artigos recentes, publicados por especialistas nos jornais The New York Times e The Washington Post, mostram que os países que adotaram essa conduta por conta própria tiveram redução da disseminação da doença.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...