Brasil

Explosão em obra na barragem da Pampulha, em Belo Horizonte, deixa vítimas

Uma explosão feriu operários que trabalham em uma obra em um vertedouro da Lagoa da Pampulha, no entroncamento da Avenida Otacílio Negrão de Lima com a Avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, informações do local dão conta que a explosão ocorreu em uma galeria e funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que trabalhavam no local foram atingidos. Militares seguiram para o endereço. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram deslocadas para o local.

Pelo menos três pessoas sofreram ferimentos graves, de acordo com os bombeiros. O acidente complicou o trânsito na região. O mapa do aplicativo Waze aponta engarrafamento na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no trecho compreenchido entre o Pampulha Iate Clube e a Estação MOVE Pampulha.

As obras no vertedouro, estrutura em forma de tulipa no encontro das avenidas, começaram em maio. Como o Estado de Minas mostrou na época, a intervenção contempla a recuperação do concreto e de galerias, construção de nova comporta e recuperação da existente, além de reforma da passarela de concreto para acesso ao vertedouro. 

A Lagoa da Pampulha tem dois tipos de vertedouros, que servem para controlar a vazão das águas: um do tipo tulipa, atualmente em obras, e outro em canal retangular. O do tipo tulipa tem formato de taça, se prolonga verticalmente, e foi construído logo após a construção da barragem, na década de 1940. 

O outro vertedouro tem estrutura horizontal, com 41 metros de largura e 5,5 metros de altura, e foi construído em 2002 para aperfeiçoar o escoamento das águas de chuvas acumuladas na lagoa. Na mesma época, foi feita a recuperação da comporta do vertedouro tulipa.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...