{{channel}}
Em protesto, 700 trabalhadores rurais marcham na Esplanada dos Ministérios
Grupo pede encontro com ministro do Trabalho no último dia de jornada em defesa da agricultura familiar
Mais de 700 pessoas fazem uma marcha na Esplanada dos Ministérios nesta manhã de quarta-feira (20/5). Segundo o coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), Marcos Rochinski, os trabalhadores rurais seguem em direção ao Ministério do Trabalho, onde esperam se reunir com o líder da pasta, Manoel Dias. Segundo a assessoria de imprensa, no entanto, ainda não há compromissos entre o ministro e os manifestantes na agenda de hoje.
Por conta da caminhada, as seis faixas do Eixo Monumental, no sentido Congresso, ficam temporariamente interditadas, enquanto os trabalhadores rurais caminham. Segundo a Polícia Militar, o ato é pacífico. No último dia da 11ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Agricultura Familiar, inciada na segunda-feira (18/5), a Fetraf prevê mais uma manifestação, à tarde, e depois as atividades serão encerradas.
Ontem, mais de 1.500 integrantes da federação invadiram o prédio do Ministério da Fazenda por volta das 5h. Os manifestantes quebraram vidros da entrada e ocuparam os oito andares do edifício. Algumas portas do interior também foram arrancadas. Eles impediram a entrada de funcionários e do ministro Joaquim Levy.
Por volta de meio-dia, o líder da pasta reuniu-se no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para ouvir as reivindicações. O protesto, segundo os dirigentes, era contra o corte de verbas para o setor. Os manifestantes pediam ainda a implantação de programas de incentivo para mulheres e jovens e garantia de água para consumo e produção de alimentos. A ocupação terminou às 14h.