{{channel}}
Grupo pede ciclofaixa na Rua do Futuro, Zona Norte do Recife
Por meio de nota, CTTU diz que não há planos para implementar ciclofaixa na via

Uma ciclofaixa na Rua do Futuro. Este é o objetivo da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e proporcionar maior segurança para os ciclistas que já utilizam a rota. A Ameciclo realiza nesta quarta-feira (18), das 6h às 20h, uma contagem dos ciclistas que trafegam pela via. Serão aproximadamente 25 voluntários, com duas pessoas em cada ponto, recolhendo dados para a associação.
Segundo o coordenador da Ameciclo, Daniel Valença, o levantamento não se trata apenas de números. “Verificamos de onde o ciclista veio, para onde ele foi, se é mulher, homem ou criança, se estava com carona ou levando carga, se usava capacete, se estava na contra-mão. Queremos saber o perfil do ciclista também”, disse.
A iniciativa brotou de uma necessidade de acomodar os ciclistas da Zona Norte do Recife, que só dispõem de ciclovia na Estrada do Arraial e na Avenida Norte, no trecho entre a Avenida Cruz Cabugá e o viaduto da Avenida Agamenon Magalhães. “A ideia é que possa ter uma faixa bidirecional que leva as pessoas da Zona Norte até o Derby, onde podem fazer a integração para Olinda ou Boa Viagem. Também tem a vantagem do ciclista ficar próximo ao centro da cidade”, explica Daniel.
Ele argumenta que a Rua do Futuro já é utilizada por ciclistas que buscam uma alternativa para o trânsito agitado da Rosa e Silva e Rui Barbosa e a opção é muito viável, já que existe estacionamento dos dois lados da via. A solução seria simples: tirar o estacionamento de um dos lados da rua para acomodar a ciclofaixa. “Ter estacionamento e não ter ciclofaixa é como dizer que é mais importante ter um carro parado do que um ciclista seguro”, concluiu.
A proposta, que busca apoio da população através de uma petição online, é considerada pelos ciclistas como uma ótima alternativa. O geógrafo Marcus Moura, 25, que trafega pela Rua do Futuro todos os dias, às vezes até no sentido contrário, destaca a importância da medida para a comunidade ciclista. "Daria muita segurança e seria uma rota de ligação muito importante entre Casa Amarela e o Derby. O ciclista poderia prender a bicicleta e pegar um ônibus. Fazer a intermodalidade", disse. Além disso, a via oferecia mais conforto para quem escolhe pedalar. “Tem muita sombra e é mais tranquila, só que tem muito carro estacionado”, acrescentou.
A CTTU informou que, embora uma ciclofaixa na Rua do Futuro não esteja descartada, não há previsão para a implementação desta ideia.
Confira aqui a petição online para a instalação de uma ciclofaixa na Rua do Futuro.
Veja a nota completa da CTTU:
"A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informa que uma ciclofaixa na Rua do Futuro não está descartada das possibilidades consideradas, no entanto, não há previsão de uma rota ciclável no local, uma vez que a implantação deste tipo de equipamento requer simulações e estudos de tráfego, que irão permitir encontrar a melhor solução para a localidade. Uma análise de toda a região está em desenvolvimento com uma visão mais ampla dessa via e de outras que ficam no entorno. Até 2016, a prioridade da CTTU é a conclusão dos projetos executivos e implantação das novas rotas cicloviárias já previstas, sendo as próximas na Avenida Antônio Curado e na Rua Inácio Monteiro, nos bairros do Engenho do Meio e Curado, respectivamente. As vias terão conexão entre si, através da rota ciclável já existente do Cavouco, formando uma malha cicloviária de cerca de 8 quilômetros. Essa é uma das premissas da Prefeitura do Recife, que pretende implantar 12 rotas cicláveis na cidade e formar uma malha cicloviária extensa, com 76 kms implantados até o fim da gestão. É importante lembrar que, das rotas previstas para serem implantadas, já estão ativas a Ciclofaixa Marquês de Abrantes e a Ciclofaixa Arquiteto Luiz Nunes, implantada em maio, que com as rotas já existentes, somam cerca de 34 kms de rotas exclusivas para ciclistas na cidade. "