O SUV compacto Renault Kardian, previsto para chegar no próximo ano ao mercado brasileiro, é o primeiro modelo da nova linha da Renault fora da Europa. Ele deve ocupar os espaços deixados pelo Captur, Stepway e Logan, que devem deixar o mercado por inviabilidade industrial, como é o caso do Captur, ou por exigências do mercado, caso do Stepway e Logan, que não possuem controle de estabilidade - item que passará a ser obrigatório no próximo ano.
A subsidiária brasileira da marca será a primeira a produzir o SUV Kardian, na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, a partir de janeiro do próximo ano. A chegada ao mercado nacional está prevista para março. Os preços ainda não foram revelados pela montadora, mas a expectativa é que o modelo seja comercializado na faixa de R$ 100 mil a R$ 140 mil, dependendo das versões. É a mesma faixa do Fiat Pulse, um de seus virtuais concorrentes.
Estreando a nova plataforma da marca e a nova identidade visual no mercado latino-americano, o modelo apresenta linhas arrojadas, nova logo e nova grade dianteira, formada por pequenos losangos com acabamento black piano.
Por dentro, painel digital de 7 polegadas, tela multimídia de 8 polegadas compatível com Carplay e Android Auto, câmbio e-shifiter (sem cabo) em formato de joystick e freio de estacionamento elétrico.
Classificado pela montadora como veículo do segmento B, o Kardian possui comprimento total de 4,12 metros (m), largura de 1,75m e altura de 1,54m. O entreixos de 2,60m garante um generoso espaço interno, além de um porta-malas com capacidade para 410 litros.
Motor
Sob o capô, o SUV compacto da Renault é equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, capaz de entregar 125 cavalos de potência e 22,4 quilogramas-força metro, câmbio automático de dupla embreagem e sistema start-stop, que liga e desliga o carro automaticamente em situações de trânsito lento.
No quesito segurança estão itens como alertas de ponto cego, distância segura e de colisão frontal; câmera multivisão; controle de velocidade de cruzeiro; frenagem de emergência; assistente de partida em rampa e seis airbags (frontais, laterais e tipo cortina).
Leia a notícia no Diario de Pernambuco