° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Fome, desnutrição e doenças se alastram em Gaza com bloqueio israelense

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) falam de números chocantes, com uma em cada quatro crianças subnutrida e em risco de morte

Por Isabel Alvarez

Uma menina palestina segura uma panela vazia em um ponto de distribuição de refeições quentes em Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza

Nesta sexta-feira (25), mais uma criança morreu de fome na Faixa de Gaza e agora são 115 os palestinos mortos por falta de comida no enclave palestino, sendo a maioria menores de idade. Centenas de caixotes de ajuda humanitária suficientes para encher 1.000 caminhões estão apodrecendo junto a fronteira de Gaza, porque não é permitida a distribuição, enquanto, segundo agências humanitárias, a fome se alastra entre a população do enclave.

Os

Os países árabes já tinham realizado outros lançamentos aéreos de ajuda no início do ano passado, alegando que a crise humanitária atingira um ponto insustentável no enclave, como voltou a acontecer nas últimas semanas.

Além disso, sem um acordo à vista para uma trégua em Gaza, os Estados Unidos e Israel abandonaram ontem as negociações que aconteciam no Catar. O enviado especial norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff , apontou que o Hamas mostra falta de vontade para alcançar um cessar-fogo.