Irã diz que continuará cooperação com AIEA
O anuncio veio após a suspensão da colaboração depois dos ataques israelenses e norte-americanos ao país.
O presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, assegurou ao chefe do Conselho Europeu, António Costa, que o Irã está pronto para continuar a cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), após ter anunciado a suspensão da colaboração depois dos ataques israelenses e norte-americanos ao país. “Mas, a AIEN deve corrigir dualidade de critérios no acesso a armas nucleares”, frisou Pezeshkian.
Costa disse que na conversa telefônica com o governante iraniano também foram abordados temas relacionados com as consequências dos bombardeios de Israel e dos Estados Unidos. "Insisti com ele para que não promulgasse a legislação que suspende a cooperação com a AIEA", destacou.
O líder do Conselho Europeu acrescentou ainda que o Irã se mostrou disponível para retomar as negociações com os EUA, o E3 (França, Reino Unido e Alemanha) e a União Europeia. "Concordamos que o diálogo é o caminho a seguir para resolver conflitos e garantir que a paz e a calma prevalecem", apontou.
Teerã nega que o seu programa nuclear se destine à produção de bombas atômicas, porém enriquece urânio até próximo do nível necessário para fazê-lo.
Por outro lado, os Estados Unidos, Israel e a maioria dos países ocidentais defendem que o objetivo do governo iraniano é se tornar uma potência nuclear.