° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Após décadas a Alemanha reforça defesa europeia com força militar na Lituânia

O chanceler alemão Friedrich Merz anunciou a instalação de uma unidade de blindados na Lituânia, com cinco mil efetivos e dois mil veículos

Por Isabel Alvarez

O chanceler alemão Friedrich Merz

Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha enviou um contingente de força militar permanente para fora do país em resposta a ameaça russa à segurança europeia.

O chanceler alemão Friedrich Merz anunciou a instalação de uma unidade de blindados na Lituânia, com cinco mil efetivos e dois mil veículos, incluindo dezenas de tanques.

Os três países bálticos, ligados ao território principal da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) apenas por um corredor estreito conhecido como corredor de Suwalki, é considerado uma das regiões mais vulneráveis a um eventual ataque de Moscou.

“A Alemanha e os seus parceiros da OTAN estão preparados para defender cada centímetro do território da aliança militar a quem ameaçar um aliado. A Rússia representa uma ameaça à paz e à ordem na Europa, tanto através da guerra na Ucrânia, como dos seus ataques híbridos em todo o continente, incluindo espionagem, sabotagem e ciberataques. O nosso objetivo é garantir, no futuro, todos os meios financeiros necessários para que o nosso exército se torne o mais forte da Europa”, afirmou Merz, acrescentando que Berlim vai liderar a defesa europeia.

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, declarou que a Rússia e a Bielorrússia realizaram exercícios militares junto à fronteira do seu país.

Já o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Johann Wadephul, disse que apoia a exigência do presidente dos EUA, Donald Trump, para que os gastos em defesa da OTAN aumentem para 5% do PIB de cada membro.

A medida do governo alemão faz parte dos esforços para aumentar a defesa da região em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia e ainda à pressão e aviso de Trump para que os aliados invistam mais na sua própria segurança.