° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Pressão política marca reunião do Conselho do Sport, mas indefinição persiste

Sem conclusão, pedido de impeachment do presidente Yuri Romão segue em aberto

Por Redação

Yuri Romão, presidente do Sport

A reunião do Conselho Deliberativo do Sport, realizada na noite desta terça-feira (11), na Ilha do Retiro, foi marcada por muito protesto de torcedores e barulho, mas terminou sem definição concreta sobre o futuro político do clube. O encontro, que contou com a presença de conselheiros, dirigentes e sócios, também abordou o tema do pedido de impeachment do presidente Yuri Romão, mas o processo ainda não teve conclusão.

Durante discurso no encontro, o mandatário, mesmo sob gritos de protesto de torcedores, comunicou que não pretende renunciar ao cargo, reforçando o desejo de cumprir o mandato até o fim de 2026. Do lado de fora da sessão, a presença da Polícia Militar foi necessária dentro das dependências da Ilha do Retiro, devido ao clima tenso e à forte mobilização da torcida.

Pedido de impeachment sob análise

O pedido de impeachment foi protocolado pelo grupo de oposição Leões Pela Mudança, que reuniu quase mil assinaturas de sócios pedindo a destituição do mandatário rubro-negro. O tema foi levado à pauta da reunião desta terça, mas ainda não houve despacho definitivo, uma vez que o presidente do Conselho Deliberativo, Ademar Rigueira, está em viagem ao exterior.

Caberá ao próprio Rigueira, quando retornar, dar o encaminhamento formal ao processo. Vale lembrar que, há cerca de um mês, em 7 de outubro, o presidente do Conselho havia emitido um parecer preliminar sobre o pedido de impeachment.

No documento, Rigueira determinou que os responsáveis pela solicitação apresentassem, no prazo de 15 dias úteis, a comprovação de que os sócios que assinaram o requerimento tinham ciência do conteúdo do pedido.

Mesmo apontando irregularidades na coleta de assinaturas, o dirigente optou por não rejeitar o pedido de imediato, deixando-o sob análise. Desde então, o assunto tem sido um dos principais focos da crise política que tomou conta da Ilha do Retiro.

Projeto para fiscalizar gestão de Yuri Romão

O ex-presidente do Sport, Luciano Bivar, anunciou que está liderando um projeto que visa fiscalizar a gestão de Yuri Romão, atual mandatário rubro-negro. A proposta, denominada como "Amigos do Sport", será uma empresa de "Pessoa Jurídica (PJ)" e terá sede física em avenida de grande acesso e fácil localização, segundo o deputado federal. 

Com o desejo de antecipar a eleição geral, Luciano Bivar, junto com outras lideranças do Sport, vinha conversando com Yuri Romão em tom de aconselhamento para colocar a ideia em prática. Porém, uma reunião marcada para esta terça (11) acabou sendo cancelada de última hora, o que desapontou o ex-presidente rubro-negro.