Ministro Flávio Dino fala sobre ativismo judicial e cita Sport, Flamengo e Brasileiro de 1987
Decisões do STF reafirmaram Sport como único campeão de 1987
Em audiência pública para debater as políticas ambientais do Estado de São Paulo, no âmbito da ADPF 1201, supostas falhas e omissões do poder público na proteção do meio ambiente no território estadual, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, na última segunda-feira (25), utilizou o título brasileiro de 1987 para explicar a sobrecarga imposta ao Judiciário.
"Compartilho da crença de que, de fato, é uma contra utopia imaginar que o Poder Judiciário vai resolver todos os problemas da sociedade. Além de ser uma contra utopia, é uma insensatez, porque nós mesmos não acreditamos nisso. E é importante sublinhar, em face desse debate público tão acirrado, como se houvesse uma opção do Judiciário, quando, na verdade, trata-se muito mais do modo como as outras agências do Estado e da sociedade funcionam", iniciou Dino.
"Isso, de fato, sobrecarrega e judicializa quase tudo, até o Campeonato Brasileiro de Futebol, que o professor Marcelo mencionou. Nós já julgamos duas vezes o campeonato de 1987. Uma controvérsia entre Flamengo e Sport. E o Supremo já decidiu, em duas ocasiões, que o Sport foi o campeão brasileiro de 1987. Mas, claro, toda a imensa legião flamenguista diz o quê? Que o Supremo é ativista, que se mete onde não deve. Já os torcedores do Sport dizem: 'Que bom que existe o Supremo'", completou o ministro.
A fala de Flávio Dino ocorreu como resposta às críticas de que o STF assumiria um papel de "ativismo judicial". O STF já analisou o caso do título brasileiro de 1987 em mais de uma oportunidade. Em agosto de 2024, Flávio Dino negou recurso da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e manteve o Sport como único campeão.
O ministro considerou que que as questões apresentadas pela CBF não podem ser analisadas pelo STF. Anteriormente, a Corte já havia negado outras tentativas da entidade máxima do futebol brasileiro de homologar Flamengo e Sport como campeões. As decisões reforçaram a validade do entendimento de que o Leão da Ilha é o único vencedor do Brasileirão de 1987, apesar da contestação de torcedores rubro-negros cariocas.