Brasil perde para o Marrocos e se complica no Mundial Sub-20; Argentina vai às oitavas
A Seleção Brasileira agora precisa vencer a Espanha na 3ª partida da fase de grupos e torcer para que o México não derrote Marrocos, a fim de garantir o segundo lugar
O Brasil perdeu para o Marrocos por 2 a 0 nesta quarta-feira (1º) pela segunda rodada do Mundial Sub-20, em Santiago, no Chile, e se complicou em sua luta pela classificação para as oitavas, enquanto a seleção marroquina garantiu sua vaga assim como a Argentina, com uma goleada de 4 a 1 sobre a Austrália.
No Estádio Nacional na capital chilena, um chute na área do atacante Othmane Maamma aos 60 minutos e um disparo à queima-roupa de Yassir Zabiri aos 76 asseguraram aos africanos (agora com 6 pontos) o triunfo e uma vaga no Grupo C, que também conta com México e Espanha.
O Brasil descontou com um pênalti convertido pelo zagueiro Iago já nos acréscimos (90'+2), após uma revisão no VAR.
O valor da seleção do Marrocos é "estar sempre unida. Somos uma equipe o tempo todo, e mostramos isso mais uma vez hoje em campo. E esperamos mostrar isso até o fim", disse o goleiro Yanis Benchaouch.
Agora, a seleção canarinho, que tem apenas um ponto, precisa derrotar a Espanha (1) na última rodada e torcer para que o México (2) não derrote o Marrocos para tentar garantir o segundo lugar. Caso contrário, precisa vencer e torcer para ser um dos quatro melhores terceiros colocados na fase de grupos.
"É difícil dizer qualquer coisa agora, com a cabeça quente (...) tivemos a oportunidade de marcar em várias situações, mas não conseguimos. E quando você não marca, é uma oportunidade para o adversário", lamentou o técnico brasileiro Ramon Menezes.
A Argentina garantiu sua vaga no Grupo D com uma vitória por 4 a 1 sobre a Austrália.
O atacante Alejo Sarco voltou a balançar as redes cedo, marcando o primeiro gol da Argentina logo aos 3 minutos. O zagueiro Tomás Pérez ampliou aos 45 minutos. Ian Subiabre e Santino Andino marcaram nos últimos instantes (90'+3 e 90'+5).
Daniel Bennie marcou o único gol da Austrália aos 69 minutos, nesta partida que foi disputada no Estádio Elías Figueroa, em Valparaíso, a cerca de 120 km de Santiago.
Com seis pontos e a vaga nas oitavas de final garantida, a Argentina lidera o Grupo D após duas partidas. Em seguida, vem a Itália, com quatro pontos, Cuba, com um, e a Austrália, que ainda não pontuou.
- Mora brilha pelo México -
Gilberto Mora confirmou seu status de promessa mexicana com dois gols no empate (2 a 2) com a Espanha, em Santiago.
Mora, de apenas 16 anos, marcou seu primeiro gol aos 32 minutos, após uma ótima assistência de calcanhar de Alexei Domínguez, que o deixou cara a cara com o goleiro.
Mas um chute forte do espanhol Pablo García da entrada da área aos 42 minutos e um pênalti convertido por Iker Bravo aos 80 complicaram as coisas para 'El Tri'.
No entanto, um chute de Mora, joia do Tijuana, deu aos mexicanos a tranquilidade final.
"Vou dar tudo de mim para realizar meus sonhos (...) Tento aproveitar cada momento", disse o meio-campista mexicano, eleito o melhor em campo.
Mora "é um jogador que vale a pena destacar. Temos que deixá-lo tranquilo e, com sorte, todos nós poderemos desfrutar de um jogador como ele", disse o técnico espanhol, Francisco "Paco" Gallardo.
- Cuba e Itália empatam -
A seleção italiana, por sua vez, deixou escapar uma vantagem de 2 a 0 em Valparaíso.
Uma vitória contra um adversário teoricamente muito inferior praticamente garantiria a classificação para as oitavas de final do Grupo D.
A 'Azzurra', vice-campeã do Mundial de 2023, disputado na Argentina, marcou por meio de Andrea Natali aos 14 minutos e Jamal Iddrissou aos 31. Este último foi expulso nos acréscimos do primeiro tempo.
Cuba empatou com dois pênaltis cobrados por Michael Camejo, aos 70 e 87 minutos, garantindo assim seu primeiro ponto no torneio.