° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

FPF confirma Santa Cruz x Náutico na Arena de Pernambuco na quarta (11) e altera horário do jogo

Clássico das Emoções será às 20h desta quarta (11); liberação ocorreu após envio de ofício formal do estádio

Por Gabriel Farias

Arena de Pernambuco nesta segunda-feira, 9 de fevereiro

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) confirmou, na noite desta segunda-feira (9), a realização da semifinal do Campeonato Pernambucano 2026 entre Santa Cruz e Náutico na Arena de Pernambuco, apenas com a torcida tricolor liberada. O duelo está mantido para esta quarta-feira (11), mas teve o horário alterado das 19h para as 20h.

A definição ocorreu após a entidade receber um ofício formal da administração da Arena liberando o estádio para a partida válida pela fase semifinal. O documento foi encaminhado ao Departamento de Competições da FPF e confirmou a disponibilidade do equipamento para sediar o Clássico das Emoções.

No ofício, a Arena reconhece que o gramado não se encontra em seu nível máximo de qualidade devido ao cronograma recente de utilização e recuperação - recebeu um evento gospel e um duelo de X1 nos dois últimos finais de semana.

Mesmo assim, Santa Cruz e Arena se entenderam e assumiram o risco de jogar nessas condições - a própria Arena e o Santa tinham pedido, mais cedo, o adiamento da partida para semana que vem, justamente pela condição ruim do piso de jogo.

Mas tudo mudou depois da FPF confirmar, no fim da tarde, que o duelo seria de portões fechados no Arruda. O estádio coral não tem laudos para receber público. Sem querer ter mais um jogo sem torcida e sem receita, a Cobra Coral negociou a liberação do campo em São Lourenço da Mata.

“Em um gesto de solidariedade ao clube e, principalmente, à sua gigantesca torcida, a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Missionária Michele Collins, conversou com o presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues, e, a partir desse diálogo, foi definida a realização da partida no estádio. Durante a conversa, o Santa Cruz se comprometeu a assumir integralmente a responsabilidade técnica pela partida, considerando as condições atuais do gramado”, diz um trecho da nota enviada pela assessoria da Arena.

O Santa Cruz referendou a decisão final e adiantou que o árbitro e o VAR serão de fora do estado. Já o Náutico “destacou que a manutenção da data, ponto defendido pelo Clube desde o início, foi respeitada. Ao mesmo tempo, lamentou o período de indefinições em torno da escolha do local da partida em uma fase decisiva do Estadual”.

 

 

O jogo da volta será no domingo (22/2), nos Aflitos, às 18h, apenas com a torcida alvirrubra.

 

 

Confira na íntegra a nota da FPF

A semifinal do Campeonato Pernambucano da Série A1 2026 entre Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe será realizada na Arena de Pernambuco, mantendo-se a data de quarta-feira (11) e com horário alterado para as 20h.

A definição ocorreu após a Federação Pernambucana de Futebol receber, na noite desta segunda-feira (9), ofício formal da administração da Arena comunicando a liberação do estádio para a realização da partida válida pela fase semifinal da competição. O documento, encaminhado ao Departamento de Competições da FPF, confirma a disponibilidade do equipamento esportivo para o confronto.

No ofício, a Arena de Pernambuco informa que, embora o gramado não se encontre em seu nível máximo de qualidade em razão do cronograma recente de utilização e recuperação, todos os trabalhos de manutenção seguem em andamento, assegurando que o campo estará em condições seguras e dentro dos padrões técnicos exigidos para a realização da partida.

A Federação ressalta que a decisão observa o direito inalienável de seus filiados de indicar o mando de campo, conforme previsto nos regulamentos da competição, e foi adotada dentro dos prazos regulamentares, assegurando a regularidade do campeonato e a manutenção do calendário.

Ao proceder com a alteração, a FPF reafirma sua isenção e imparcialidade na condução dos assuntos que envolvem todos os seus filiados, tratando-os de forma equânime, independentemente de cores, tradições ou grandeza esportiva. O compromisso da entidade permanece pautado exclusivamente pela legalidade dos atos, pela segurança jurídica e pelo respeito aos direitos de todos os envolvidos na disputa.