° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Saiba qual foi o jogo do Santa Cruz que inspirou cena de 'O Agente Secreto', filme indicado ao Oscar

Cena de filme indicado ao Oscar resgata partida do Santa Cruz em 1977

Por Redação

Seu Alexandre, torcedor fervoroso do Santa Cruz

A paixão pelo futebol pernambucano marca presença em O Agente Secreto, longa de Kléber Mendonça Filho indicado a quatro categorias do Oscar. Uma das falas lembradas do filme, “Se o Santa ganhar eu pago a cerveja”, é dita pelo personagem Seu Alexandre, torcedor do Santa Cruz, e funciona como uma homenagem à paixão pernambucana pelo futebol.

Embora o longa não cite uma partida exata, pesquisas históricas do Diario de Pernambuco apontam para o jogo que provavelmente inspirou a cena: Santa Cruz venceu o Central, por 1 a 0, em duelo disputado no Arruda em 28 de fevereiro de 1977, com gol de Mazinho, pela Taça Cidade do Recife.

O filme se passa majoritariamente em 1977, período em que o Santa Cruz vivia grande fase e se consolidava como uma das principais forças do futebol nordestino. O desempenho do Central naquele jogo chamou atenção da imprensa.

Em jornal da época, o Diario de Pernambuco criticou a postura da equipe de Caruaru, classificando o futebol praticado como “antifutebol”. Já a vitória coral agora imortalizada pela frase nas telas do cinema internacional.

Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão