° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Com mudança no regulamento, confira últimos duelos de mata-mata de Sport e Náutico na Série B

Os clubes pernambucanos se reencontram com a fórmula de disputa em mata-mata na Segunda Divisão de 2026

Por Caio Antunes e Gabriel Farias

Troféu da Série B do Campeonato Brasileiro

Com a mudança feita pela CBF na Série B do Campeonato Brasileiro de 2026, Sport e Náutico se reencontram com a fórmula de mata-mata na competição. Os representantes pernambucanos voltam ao sistema de disputa após participarem das duas últimas edições da Segundona com confrontos eliminatórios.

O Leão da Ilha esteve envolvido na última Série B com fase de mata-mata, ainda no ano de 2002. Na ocasião, a equipe pernambucana avançou na 2º posição nos pontos corridos, conquistando 50 pontos após 25 jogos em turno único.

Apesar da boa campanha, o Sport sofreu o revés do sistema eliminatório e foi desclassificado nas quartas de final. Após jogos de ida e volta, clube rubro-negro sofreu derrota por 3 a 2 no agregado para o Paulista, que havia sido 7º colocado, e não disputou uma vaga pelo acesso à elite nacional na ocasião.

O Náutico também traz memórias ruins do último mata-mata em que disputou na Segunda Divisão. Em 2001, o clube alvirrubro avançou na 3ª posição do Grupo A para o mata-mata, em pontos corridos com grupos regionalizados de 14 equipes.

Nas quartas de final, o Timbu acabou sendo superado pelo Figueirense no cruzamento com 2º colocado do Grupo B e deu adeus ao sonho do acesso à Série A. Na época, os times que avançassem do mata-mata disputavam um quadrangular para subir de divisão.

Playoffs a partir da Série B 2026

Na sede da CBF, os clubes aprovaram a criação de um sistema de playoffs para definir duas das quatro vagas na Série A.

Com a mudança, apenas os dois primeiros colocados da competição garantirão acesso direto. As outras duas vagas serão decididas em confrontos eliminatórios envolvendo os times que terminarem entre a terceira e a sexta posição na tabela.

Pelo regulamento aprovado, o terceiro colocado enfrentará o sexto, enquanto o quarto duelará contra o quinto, em partidas de ida e volta.

Os jogos já têm datas previstas: 21 e 28 de novembro, fechando a temporada da Segundona. A equipe de melhor campanha fará o jogo decisivo como mandante e, em caso de empate no placar agregado, os critérios de desempate serão, nesta ordem, o maior saldo de gols e o melhor posicionamento na classificação final da competição.

 Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.