° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Náutico oficializa pedido de reconhecimento de títulos nacionais na CBF

As conquistas em questão são referentes ao Torneio dos Campeões do Norte de 1952 e à Copa dos Campeões do Norte de 1966

Por Caio Antunes

Recife, PE, 20/09/2025 - NÁUTICO X PONTE PRETA - Na tarde deste sábado(20), a equipe do Náutico recebeu a equipe da Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro da Serie C 2025 no estádio dos Aflitos.

Após os requerimentos dos rivais Sport e Santa Cruz, o Náutico também oficializou o pedido de reconhecimento de títulos nacionais na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As conquistas em questão são referentes ao Torneio dos Campeões do Norte, em 1952, e à Copa dos Campeões do Norte, Pequena Taça Brasil, em 1966.

O pedido foi protocolado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) junto à entidade máxima do futebol brasileiro. Apesar de ainda buscar o reconhecimento em processo que seguirá na CBF, o Náutico já se refere ao títulos como conquistas de caráter nacional em seu site oficial.

Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.

Torneio dos Campeões do Norte (1952)

A competição foi disputada em formato de mata-mata no Recife. Anfitrião, o Náutico realizou apenas duas partidas para chegar ao título. Na semifinal, venceu o América-RN por 5 a 4. Na decisão, o clube pernambucano fez 5 a 1 na Tuna Luso e se sagrou campeão do torneio.

O pedido de reconhecimento do título de 1952 traz a mesma lógica no requerimento feito pelo Sport, que ainda conta com Ceará e Fortaleza no pedido. A principal alegação se baseia na regionalização das competições do país, trazendo um caráter nacional para o torneio de equipes que não disputavam o Campeonato Brasileiro como se é conhecido nos dias atuais.

Copa dos Campeões do Norte (1966)

O campeonato em questão foi disputado por apenas cinco equipes e em fórmula de pontos corridos. Além do Náutico, também participaram Sport, Bahia, Fortaleza e Ceará. Todos os clubes disputaram o torneio após conquistarem a Zona Norte-Nordeste da Taça Brasil.

Em jogos de turno e returno, o Timbu terminou com 12 pontos conquistados, obtendo cinco vitórias, dois empates e uma derrota na campanha. A conquista também busca o reconhecimento nacional devido à regionalização do futebol brasileiro da época.


Reconhecimento de títulos inter-regionais

Juntamente com a busca pelo reconhecimento de títulos de caráter nacional, o Timbu também planeja solicitar na CBF a chancela de três títulos inter-regionais conquistados pelo clube. Os troféus em questão são do tricampeonato da Copa Norte/Nordeste da CBD, ocorrido em 1965, 1966 e 1967.