Do Trio de Ferro ao topo do futsal: a trajetória do pernambucano Cléber André
Cléber André, atleta do futsal com passagens pelo trio de ferro da capital
Terra de craques que marcaram época no futebol mundial, como Rivaldo, Juninho Pernambucano e Hernanes, Pernambuco agora vê também um filho da casa brilhar no futsal internacional. Trata-se de Cléber André, atleta com passagens pelo trio de ferro da capital e que já carregou o feito de ser a contratação mais cara da história da modalidade.
Aos 28 anos, o atleta é considerado um símbolo da atual geração brasileira no futsal. Formado em clubes tradicionais de Pernambuco, Cléber passou pelo Atlântico (RS) antes de ganhar espaço no exterior. Em 2023/24, viveu o ponto mais alto da carreira ao conquistar a UEFA Champions League de Futsal pelo Palma, da Espanha, repetindo o feito da temporada anterior e ajudando a equipe a consolidar sua hegemonia no continente.
Após a conquista europeia, Cléber voltou a ser notícia mundial ao protagonizar, na época, a transferência mais cara da história do futsal. Negociado por cerca de 200 mil euros ao Al-Qadisiyah, da Arábia Saudita, tornou-se referência em um mercado que começa a movimentar cifras cada vez maiores. Já em sua primeira temporada no novo clube, marcou 66 gols e 33 assistências em 29 jogos, sendo artilheiro, líder de assistências e eleito MVP do Torneio Ramadan.
Além da carreira em clubes, o pernambucano conquistou recentemente a Copa das Nações com a Seleção Brasileira, ao superar a Polônia por 2 a 1 na final. Agora, foi novamente convocado para um período preparatório com a amarelinha, quando enfrentará o Japão em dois amistosos, nos dias 17 e 19 de outubro.