Inclusão: ação social promove visita de crianças atípicas aos barcos da Refeno
A ação social foi realizada na sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco
Barcos que vão participar da 36ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) receberam, neste domingo (21/09), a visita especial de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e outras condições. A ação social foi realizada na sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.
O evento começou com um café da manhã e também contemplou um passeio de barco até o Marco Zero do Recife. No final, as 22 crianças ainda receberam brinquedos lúdicos. Vários comandantes se envolveram na atividade, como Carla Lopes, do veleiro Pura Vida (embarcação 100% feminina); Fernanda Mondadori, do dinamarquês Odara; Rogério da Fonte (Mina); e tripulantes de outros barcos, como o argentino Intrepid (Raul Revora e Paula Rautenstrauch); Shamannes, da Austrália (Frank Roberts e Qamar Schuyler) e Saba (Rogerio Nickel).
"Um projeto como esse tem várias camadas. Meus filhos amaram, ficaram encantados com o contato com o barco, que a gente só vê nos filmes. É uma iniciativa extremamente importante, pois são novos conhecimentos, em um ambiente completamente diferente, em contato com a natureza. Junto com outras crianças neuroatípicas dividindo o mesmo espaço", destacou Neuza Carla, mãe de duas crianças atípicas.
"As crianças gostaram muito. Elas voltam transformadas desse passeio. Para melhor", afirmou Karine Dutra, fonoaudióloga e mãe de uma criança atípica.
Presente na ação, o Diretor de Vela Oceânica do Cabanga e da Refeno, Walter Neukranz, enfatizou que são ações como essa que fazem a Refeno ser muito mais do que uma regata. "É muito gratificante elaborar esse projeto de valorização e inclusão, promovendo essa interação com a natureza em um ambiente novo para as crianças e também para os pais", disse Walter Neukranz.
A ação, do Instituto Cabanga de Responsabilidade Social, Cabanga e Refeno, foi acompanhada por profissionais de saúde, como a fonoaudióloga Ana Catarina, a terapeuta ocupacional Andrea Oliveira, e a psicóloga Débora Carvalho.
A REGATA
Nesse ano, a Refeno conta com 100 barcos confirmados e 12 pré-inscritos. São veleiros de 16 estados do Brasil e mais quatro países estrangeiros. São três argentinos: San Salvador, Huyara e Intrepid. Da Espanha, o Aliena está na disputa. Também da Europa, tem o Odara (Dinamarca). E da Oceania, o Shamaness estreia representando a Austrália. A partida das 300 milhas (560 km) até o Arquipélago será no dia 27 de setembro, direto do Marco Zero do Recife.