° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

F-1: Verstappen vence GP dos EUA de ponta a ponta de se aproxima da McLaren; Bortoleto é o 18º

Com o resultado, o holandês da Red Bull diminuiu a vantagem da dupla da McLaren no Mundial de Pilotos

Por Estadão Conteúdo

Max Verstappen, piloto da Red Bull

Max Verstappen concluiu com uma vitória tranquila seu final de semana perfeito no GP dos EUA de Fórmula 1. O tetracampeão mundial foi pole position e venceu a corrida sprint no sábado e neste domingo, largando novamente na frente, foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada no Circuito das Américas, em Austin. Lando Norris, da McLaren, em segundo, e Charles Leclerc, da Ferrari, completaram o pódio.

Com o resultado, o holandês da Red Bull diminuiu a vantagem da dupla da McLaren no Mundial de Pilotos. Oscar Piastri, que chegou em quinto lugar, continua como líder como 346 pontos, Lando Norris acumula 332, e Verstappen alcançou 306, faltando cinco corridas para o fim da temporada.

Na largada, Verstappen manteve a primeira colocação, e Leclerc, que largou da terceira posição, aproveitou a primeira curva e tomou o segundo posto de Norris. Piastri ganhou uma posição, saindo de sexto para quinto.

Vencedor da corrida sprint no sábado, Verstappen imprimiu um forte ritmo no início e logo abriu mais de 2 segundos para Leclerc, que sofria forte ataque de Norris. Na sétima volta, Carlos Sainz atingiu Kimi Antonelli e provocou a entrada do safety car virtual. Antonelli conseguiu voltar para a pista, mas Sainz precisou abandonar a prova.

Gabriel Bortoleto, que largou da 16ª posição e ocupava a 13ª, foi o primeiro a parar nos boxes e caiu para a última colocação. Enquanto Verstappen abria vantagem (mais de 6 segundos) para Leclerc, Norris tentava superar o piloto da Ferrari, que tinha pneus macios, para chegar ao segundo lugar.

Norris conseguiu a ultrapassagem na 21ª volta, mas a essa altura Versatppen já tinha mais de 10 segundos de vantagem. Pouco depois de perder a segunda posição, Leclerc foi aos boxes e perdeu mais posições.

Na 31ª volta, Piastri, que era o quarto colocado, foi aos boxes e voltou em sétimo lugar. Norris parou duas voltas depois. Verstappen foi para a troca de pneus no 34º giro, mas sua vantagem era tão grande que ele retornou à pista como líder. Após as paradas de todos os pilotos, as primeiras posições eram iguais ao do início da prova: Verstappen na ponta, seguido por Leclerc, Norris, Lewis Hamilton e Piastri.

Bortoleto, que chegou a ocupar a 12ª posição, foi novamente aos boxes e voltou ao último lugar na pista. Com 17 voltas para o final da corrida, Leclerc, com pneus médios, tentava resistir aos ataque de Norris, com macios, pela segunda posição. Na frente, Verstappen tinha mais de seis segundos de vantagem.

A disputa prosseguiu até a parte final da prova, quando na 51ª volta Norris conseguiu a ultrapassagem para terminar na segunda posição.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece a partir de sexta-feira na Cidade do México. O GP do México, 20ª das 24 etapas do Mundial, acontece no domingo às 17h (de Brasília).

Confira o resultado do GP dos Estados Unidos:

1º Max Verstappen (HOL/Red Bull), 56 voltas

2º Lando Norris (GBR/ McLaren), a 7s959

3º Charles Leclerc (MON/ Ferrari), a 15s373

4º Lewis Hamilton (GBR/ Ferrari), a 28s536

5º Oscar Piastri (AUS/ McLaren), a 29s678

6º George Russell (GBR/ Mercedes), a 33s456

7º Yuki Tsunoda (JAP/ Red Bull), a 52s714

8º Nico Hülkenberg (ALE/ Sauber), a 57s249

9º Oliver Bearman (GBR/ Haas), a 1min04s722

10º Fernando Alonso (ESP/ Aston Martin), 1min10s001

11º Liam Lawson (NZE/ Racing Bulls), a 1min13s209

12º Lance Stroll (CAN/ Aston Martin), a 1min14s778

13º Kimi Antonelli (ITA/ Mercedes), a 1min15s746

14º Esteban Ocon (FRA/ Haas), a 1min20s000

15º Alex Albon (TAI/ Williams), a 1min23s043

16º Isack Hadjar (FRA/ Racing Bulls), a 1min32s807

17º Franco Colapinto (ARG/ Alpine), a 1 volta

18º Gabriel Bortoleto (BRA/ Sauber), a 1 volta

19º Pierre Gasly (FRA/ Alpine), a 1 volta

Não completou: Carlos Sainz Jr. (ESP/ Williams),