° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Como o tarifaço de Trump afeta o Brasil?

Antes de as tarifas punitivas de Trump entrarem em vigor, o país se prepara para o impacto do tarifaço de seu segundo maior parceiro comercial

Por Ester Marques

O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres no gramado sul da Casa Branca antes de embarcar no Marine One, no gramado sul da Casa Branca, em 25 de julho de 2025, em Washington, D.C., a caminho de Turnberry, na Escócia. O presidente dos EUA, Donald Trump, chegaria à Escócia em 25 de julho para uma mistura de diplomacia, negócios e lazer, com uma enorme operação de segurança sendo implementada e protestos planejados perto dos resorts de golfe de sua família. (Foto de Jim WATSON / AFP)

Aviões, produtos agrícolas, produtos manufaturados, petróleo... pouco antes de as tarifas punitivas de Donald Trump contra o Brasil entrarem em vigor, o país se prepara para o impacto do tarifaço de seu segundo maior parceiro comercial.

O presidente americano, Donald Trump, anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, sob o argumento político de que existe uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os

Lula prometeu aplicar a lei de reciprocidade caso a ameaça de Trump se concretize em 1º de agosto. A lei de reciprocidade, sancionada em abril, habilita restrições comerciais proporcionais a países que impõem barreiras a produtos brasileiros, por meio de tarifas e revisão de benefícios vigentes.