° / °

Como lidar com uma pessoa bipolar

Por

Quem possui transtorno bipolar tende a sofrer com as várias alterações no comportamento, vivendo momentos de pura euforia ou episódios de angústia profunda. Diante disto, o indivíduo bipolar acaba com problemas de aceitação por parte de familiares e colegas de trabalho, que não entendem o transtorno, nem sabem como se comportar diante dele. Assim, é importante entender como funciona a bipolaridade e o que se pode fazer para ter um relacionamento saudável e harmonioso com quem sofre com isso. As oscilações de humor são divididas em mania, hipomania e depressão. No primeiro estágio, a pessoa demonstra estar eufórica, irritável ou arrogante, com possibilidade de apresentar mania de grandeza. Já na hipomania é um estado semelhante ao anterior, mas com menor intensidade. Apesar de ser um quadro mais ameno, a atenção tem que ser redobrada, porque a pessoa pensa que já está curada, dispensando o tratamento.
Quanto ao estado depressivo do transtorno bipolar, ele pode ser intercalado com fases onde prepondera a mania, afetando o humor, a energia e a eficiência do ser.
          Não se sabe ao certo a origem do transtorno, apenas que há uma relação com fatores genéticos e a ocorrência de alterações no cérebro ou nos níveis neurotransmissores. Ademais, o estresse prolongado, uso de remédios inibidores de apetite, puerpério, hipertireoidismo e hipotireoidismo podem servir de gatilhos. 

Para conviver com pessoas bipolares é importante se desviar das discussões, porque o debate pode desencadear a crise. O ideal é evitar tudo que gere irritação, principalmente embates que conduzem ao descontrole das emoções. O tom de voz deve ser equilibrado, para inibir a impulsividade ou exagero causados pela  bipolaridade. As conversas devem ser banhadas de positividade e compreensão, principalmente quando diante do quadro depressivo. Não faça do bipolar uma vítima da situação. Ao contrário, incentive a realização de tarefas. Também evite preconceitos ou suposições inadequadas sobre o episódio, pois julgamentos, definitivamente, não ajudam. E mais, tem que se atentar para tudo que for dito pelas pessoas bipolares, porque em geral elas concretizam. Por exemplo, se falarem em suicídio, procure ajuda, pois realmente existe a possibilidade de cometerem. Para concluir, saiba que a crítica quase sempre apenas reforça os sentimentos de inutilidade e fracasso do sujeito bipolar. Portanto, muita paciência e discernimento nessa hora. Uma escuta afetiva pode ser o grande diferencial quando se trata de bipolaridade. 

INCIDÊNCIA DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO 

O câncer do colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, excluindo os casos de tumores de pele não melanoma. Segundo o Inca, Instituto Nacional de Câncer, neste ano estão estimados mais de 17 mil novos casos, um risco considerado de 13,25 a cada 100 mil mulheres. Também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do HPV, o papilomavírus humano. Essa infecção é comum e na maior parte dos casos não é cancerígena, a não ser que haja alterações celulares que evoluam para o câncer. O exame preventivo, conhecido como Papanicolau, permite a identificação das alterações logo no início. O começo precoce da atividade sexual, ter múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais podem aumentar o risco desse tipo de câncer, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. 

O tratamento é definido de maneira personalizada, considerando as características do tumor e da paciente. Os procedimentos incluem cirurgia, quimioterapia e radioterapia. A melhor maneira de prevenir o HPV é ser vacinado antes de iniciar a atividade sexual.
De acordo com recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (da OMS sobre imunização, a população-alvo principal para a vacinação são as meninas de 9 a 14 anos, antes de se tornarem sexualmente ativas. Atualmente, a OPAS/OMS recomenda que esse grupo-alvo receba duas doses da vacina contra o HPV com pelo menos seis meses entre as doses.

O uso correto de preservativos durante cada relação sexual pode também ajudar a prevenir a transmissão do HPV, embora ele ainda possa ser transmitido mesmo quando os preservativos são usados. A OMS recomenda que todas as mulheres entre 30 e 49 anos realizem o teste de triagem para câncer cérvicouterino pelo menos uma vez (mesmo que tenham sido previamente vacinadas contra o HPV). Esses exames de triagem podem detectar alterações pré-cancerosas precoces no colo do útero, que podem ser tratadas com segurança antes que o câncer cérvicouterino se desenvolva.

IGUALDADE SALARIAL 

A CAE, Comissão de Assuntos Econômicos aprovou o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens para trabalho de igual valor ou no exercício da mesma função. Segundo a Agência Senado, o projeto prevê que, na hipótese de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, o pagamento das diferenças salariais devidas não afasta o direito do empregado de promover ação de indenização por danos morais, considerando-se as especificidade do caso concreto. Assim, o texto modifica a multa prevista no art. 510 da CLT, para que corresponda a dez vezes o valor do novo salário devido pelo empregador ao empregado discriminado, elevada ao dobro, no caso de reincidência, sem prejuízo de outras medidas legais. 

Atualmente, a multa é igual a um salário-mínimo regional, elevada ao dobro, no caso de reincidência.
A lei também determina a publicação semestral de relatórios de transparência salarial e remuneratória pelas empresas (pessoas jurídicas de direito privado) com cem ou mais empregados, observada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709, de 2018) e dispõe que ato do Poder Executivo instituirá protocolo de fiscalização contra a discriminação salarial. 

COMO FAZER UMA ROUPA JUNINA 

Chegou junho com suas festividades juninas, que requerem roupas alusivas à festa de São João. Assim, a criatividade está liberada para tudo que remeta ao estilo de vida caipira. Para as mulheres, é bom optar por babados em renda, que podem ser costurados em algum vestido florido bonito. Nos lugares mais frios, a meia-calça compõe bem o visual. É interessante e brejeiro fazer pintinhas redondas nas bochechas, com lápis de maquiagem. Quanto ao cabelo, prende-lo no estilo Maria Chiquinha ou com tranças fica fofo e lindo. Na falta de um vestido florido, pode-se improvisar uma saia jeans com uma camisa xadrez, por exemplo. Para dar um toque ainda mais junino, é ótimo costurar retalhos sobre a saia e usar botas. Para ficar na moda, pegue uma flor de tecido, coloque numa fita e prenda no pescoço. Fica um charme e está super em alta. Para os homens, recomenda-se uma calça ou bermuda jeans, dependendo do nível de frio, para combinar com uma camisa xadrez. Depois é só fazer um bigode com lápis de maquiagem. Para terminar, não esquecer o chapéu de palha, item obrigatório para um autêntico look caipira. 

PAMONHA LIGHT E FIT

Que tal fazer uma pamonha zero açúcar, que além de ser super cremosa é totalmente fit? Gostou da ideia? Então, maos à obras!! 

INGREDIENTES: 

6 espigas de milho
1/2 xícara (chá) de adoçante forno e fogão
1/2 xícara (chá) de coco ralado sem açúcar opcional
200 ml de água ou leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga
Palhas do milho para embalar (ou saquinhos para cozimento)
Barbante para amarrar
Melado 

MODO DE PREPARO: 
1. Descasque as espigas de milho, cortando as pontas e retirando todos os cabelinhos do milho. Reserve as palhas. Depois debulhe as espigas de milho com uma faca ou ralador de legumes.
2. Transfira o milho para o liquidificador e bata adicionando a água aos poucos. Vá pausando e misturando com a ajuda de uma colher ou espátula.
3. Transfira o creme para outro recipiente e misture com o adoçante e coco até ficar bem homogêneo. Caso use a palha de milho, cozinhe a antecipadamente por 15 minutos, depois deixe-a secar separadamente uma a uma. Depois, coloque a massa na da palha de milho e amarre com o barbante.
4. Ponha cada uma das pamonhas dentro de uma panela grande com água fervente e deixe cozinhar por 30-35 minutos. Ou, se quiser, pode colocar  dentro de uma forma e asse em banho maria até ficar firme. Desligue o fogo e deixe esfriar.