° / °

Como controlar o comportamento impulsivo

Por

O comportamento impulsivo e imprudente costuma trazer inúmeras consequências para a vida social, afetiva ou profissional e pode não ser apenas uma questão de se apresentar como alguém esquentado, com o  “estopim curto”, mas resultado do transtorno de personalidade explosiva. Quem tem esse problema, em geral  não pensa  nas consequências dos seus atos e possui dificuldade de controlar as emoções.
Há uma incapacidade de resistir aos impulsos e tentações, o que leva a ações sem planejamento, que podem colocar a pessoa ou outras em risco. Na maioria das vezes, os indivíduos que possuem comportamento impulsivo têm humor instável, tendência a acessos de raiva, temperamento conflituoso e imediatista, com dificuldades nos relacionamentos afetivos de toda ordem. Falam sem pensar e tomam decisões precipitadas constantemente. Antes de sucumbir ao impulso, normalmente essas pessoas sentem uma crescente excitação, ansiedade ou tensão. E, ainda, podem ter essas características: 
. tremor corporal
. fala ofegante
. dificuldade para conectar as ideias e se expressar pela fala
. respiração acelerada. 
. sudorese
. palpitações. 
Depois de cometer o ato impulsivo, as pessoas que possuem esse transtorno podem se arrepender ou não. Contudo, se houver o sentimento de culpa, ele virá acompanhado de autorrecriminação. O comportamento impulsivo pode estar associado a várias  síndromes, por exemplo:
jogo patológico, que se traduz pelo vício de fazer apostas e jogar jogos de azar
cleptomania, que é incapacidade de resistir aos impulsos de roubar objetos, ainda que eles sejam desnecessários, inúteis e sem valor
piromania, que é a necessidade de incendiar coisas por prazer, para se sentir recompensado ou aliviar a ansiedade
tricotilomania, que é o ato de puxar os fios do próprio cabelo,  para se sentir bem e se tranquilizar.
Para controlar o comportamento impulsivo não basta respirar fundo e contar até dez, pois quando a impulsividade é patológica, fica mais difícil racionalizar esse processo.
É preciso identificar e eliminar os gatilhos que causam as explosões emocionais. Ademais, é necessário o aprendizado que leva à concentração nas coisas positivas e equilíbrio emocional. Buscar uma terapia, um suporte psicológico e, dependendo do caso, um apoio psiquiátrico é fundamental nesse processo de encontrar ferramentas, que desenvolvam o autocontrole. Caso note a extrema dificuldade em se conter, sugiro que procure ajuda, para evitar desdobramentos perigosos como quadros depressivos, irritabilidade, gastos excessivos, ciúme doentio e outros. Enfim, desenvolver a arte de controlar a impulsividade pode ser determinante no seu sucesso em todas as áreas da vida.  

ARTE PERNAMBUCANA 

Magda Suassuna, filha de Marcos Suassuna e sobrinha de Ariano Suassuna, é uma grande  amante e apreciadora da arte. Ao longo de sua vida, sempre esteve ligada ao movimento armorial, seja pelo laço familiar ou pela ligação com o renomado artista plástico Romero de Andrade Lima. Em sua residência,  sempre acumulou importantes obras de vários artistas. Indo mais além, juntou objetos e peças do seu pai, também admirador e colecionador de arte, cuidadosamente guardados. Todo esse acervo é compartilhado para visitação, duas vezes ao mês, no seu casarão no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Ela é uma verdadeira anfitriã da rica história pernambucana e nordestina. Uma mulher forte, produtora de cultura e promotora de boas experiências, principalmente do resgate de elementos, que remetem ao movimento armorial, que foi fundado por Ariano Suassuna , em 1970, com a intenção de realizar uma arte autêntica brasileira,  baseada nas raízes popular. Assim, o maior desejo de Magda é reunir pessoas, compartilhar experiências e vivências únicas. Seu carisma é inconfundível, inspirando-nos a celebrar a vida, colocando beleza em cada detalhe. Na sua belíssima casa, cada cantinho é decorado com amor e capricho, enaltecendo a cultura nordestina em todo seu esplendor. Um ser deveras apaixonante e um marco na cena cultural de Pernambuco. 

BRASILEIRAS SÃO MÃES MAIS TARDE 


Um estudo realizado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, constatou que a proporção de mulheres que optam por engravidar mais tarde na vida aumentou no Brasil. Na última década houve um aumento de 63% na faixa etária de 35 a 39 anos, enquanto a taxa de nascimentos entre mães com até 19 anos caiu 23% no mesmo período. Esse adiamento da maternidade é observado, porque a proporção de mães, que tiveram filhos na faixa dos 20 anos ou menos,  vem caindo gradativamente. A mulher também vem se casando mais tarde, o que colabora para o crescimento da taxa de fecundidade em mulheres após os 30 anos de idade. A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, também fez um levantamento, apontando dados semelhantes. Por exemplo, o número de bebês nascidos de mulheres a partir dos 35 anos foi apenas de 9,1% em 2000. Enquanto, em 2020, o número de mulheres que engravidaram com 35 anos ou mais foi de 16,5% do total de mães que tiveram filhos naquele ano. O principal fator para esses fatos é objetivo profissional da mulher, pois antes de ter filho, ela quer completar sua formação acadêmica, alcançar sua meta profissional e buscar uma estabilidade financeira. A pesquisa da Fiocruz indicou, ainda, que no ano 2000 a fecundidade concentrava-se em mulheres mais jovens, entre 20 e 34 anos, que respondiam por 67,4% da fecundidade total. Após 20 anos, a redução da gravidez em mulheres dessa faixa etária foi para 57,8%, representando uma redução de quase 10%, o que confirma que a fecundidade no país está se tornando mais tardia. Os principais fatores para tal são o aumento da escolaridade, a melhora do nível socioeconômico da população e do acesso aos métodos contraceptivos efetivos, como por exemplo, os métodos de longa ação e que são reversíveis, como os DIUs hormonais ou não hormonais, os implantes contraceptivos. 


ALERTA PARA AUMENTO DE PREMATUROS 

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, e Unicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância, o nascimento prematuro se tornou a principal causa de mortes infantis, representando um em cada cinco de todos os óbitos antes dos 5 anos de idade. Entre 2010 e 2020, o mundo registrou 152 milhões de partos de bebês prematuros. Estima-se que 13,4 milhões de bebês nasceram antes do tempo previsto em 2020, sendo que quase 1 milhão morreu de complicações, segundo o documento. Isso equivale a cerca de 1 em cada 10 bebês nascidos precocemente, antes de 37 semanas de gravidez, em todo o mundo. Enquanto isso, os sobreviventes prematuros podem enfrentar consequências para a saúde ao longo da vida, com maior probabilidade de incapacidade e de atrasos no desenvolvimento. O relatório alerta sobre uma “emergência silenciosa” de nascimento prematuro,  bastante reconhecida em sua escala e gravidade, que impede o progresso na melhoria da saúde e sobrevivência das crianças. Portanto, atenção Brasil! Hora de se criar políticas públicas em torno do assunto. 

MÁSCARAS POTENTES PARA UM CABELO DE SEDA 


Que tal fazer sua própria máscara de hidratação, para ajudar a reter a umidade dos fios, deixando o cabelo mais macio e sedoso?  Aqui vão algumas dicas baratinhas e fáceis de fazer em casa:

. Máscara de óleo de coco e mel, que promove uma hidratação profunda do cabelo e a reparação dos fios. O óleo de coco é rico em ácidos graxos, que penetram no cabelo, hidratando os fios, deixando o cabelo mais brilhante. O mel é um umectante natural, que também retém a umidade, além de suavizar e amaciar os fios. Essa máscara não deve ser usada por pessoas que têm alergia ao pólen, mel ou própolis.

Ingredientes
1 colher de sopa de mel;
1 colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo
Misture os ingredientes e passe a máscara no cabelo úmido, deixando agir por 15 a 20 minutos. Em seguida, lave com shampoo, para remover bem os resíduos da máscara. Use a cada 15 dias.

. Máscara de azeite e açúcar mascavo, que é ótima para o cabelo quebradiço, com pontas duplas e frizz, porque o azeite devolve a umidade para os fios e evita o ressecamento. Já o açúcar mascavo promove uma esfoliação no couro cabeludo, removendo as células mortas e o acúmulo de resíduos, deixando o cabelo sedoso e brilhante.

Ingredientes
2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem.

Modo de preparo

Misture os ingredientes, aplique no cabelo e massageie o couro cabeludo. Deixe agir por 15 a 20 minutos, lavando o cabelo em seguida. Pode ser usada 1 vez por semana.

. Máscara de abacate, que é rica em gorduras, vitaminas C e E, minerais como potássio e folato, promovendo a reparação e o crescimento dos fios, sendo um excelente hidratante caseiro para cabelos crespos, secos, danificados ou com pontas duplas. 

Ingredientes
1 abacate maduro.

Modo de preparo

Amasse o abacate até obter uma pasta homogênea. Aplique no cabelo, deixando agir por 30 minutos e, em seguida, lave com shampoo até retirar todo o resíduo. Pode ser utilizada uma vez por semana.