{{channel}}
Justiça Tarifária na conta de luz
TCU recomenda ao Ministério das Minas e Energia a elaboração de um plano de ação para que os residenciais possam migrar para o Mercado Livre de Energia
Depois da notícia de que a conta de luz poderá voltar à bandeira verde em dezembro, o consumidor residencial de energia elétrica pode ter outra boa notícia em 2025: o acesso ao mercado livre de energia. Em março do próximo ano vence o prazo dado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para que o Ministério das Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentem um plano de ação detalhando o impacto financeiro causado pela migração dos consumidores cativos (que só podem adquirir a energia elétrica da distribuidora oficial) para o mercado livre de energia.
O Marco Regulatório do Setor Elétrico, editado no governo Jair Bolsonaro, prevê o acesso do consumidor residencial ao mercado livre a partir de 2028, a intenção do TCU é antecipar esse prazo, sem, no entanto, comprometer o equilíbrio financeiro do setor. Par e passo à recomendação do TCU, o MME vem elaborando o novo Marco Regulatório do Setor Elétrico, batizado de Justiça Tarifária, que visa antecipar os prazos para que o consumidor de pequeno porte escolha livremente seu fornecedor de energia, assim como acontece com o mercado de gás, onde o cliente pode optar pela distribuidora de gás natural canalizado ou gás liquefeito de petróleo envasado.
Atualmente, o consumidor cativo só tem acesso à energia mais barata quando tem suas próprias placas solares em suas casas ou em seus condomínios, e, mais recentemente, por meio da geração distribuída compartilhada, na qual o consumidor paga uma assinatura para receber energia gerada por uma usina instalada na mesma região onde estão localizados.
Porto Novo Recife foca novos negócios
O complexo Novo Porto Recife apresentou, na última terça (19), a programação de seu réveillon. Contando com atrações musicais, o evento será o cartão de visitas para um novo nicho, o de shows musicais. A Recife Marina já entrou na vida dos recifenses, sendo utilizada para a ancoragem de embarcações e jet skis, além de servir de dique molhado para o estaleiro. O Recife Expo Center vai fechar o ano com 12 eventos recebidos e o Novotel Recife Marina entrou na rota de turistas e dos próprios pernambucanos. O próximo passo será a expansão do complexo, com a incorporação do Armazém 18, como previsto no projeto inicial.
Fraudes digitais
Com a proximidade da Black Friday, a Pixtopay, especialista em meios de pagamento online, alerta para o risco de golpes. Segundo a empresa, as fraudes digitais tiveram um aumento de 400% nos últimos seis meses.
Pós em Estética
De olho no quarto mercado consumidor de estética do mundo e segundo onde mais se lançam produtos estéticos, a Unit-PE passa a oferecer, a partir de março de 2025, a pós-graduação em Estética Avançada.
Infraestrutura digital em debate no Análise Ceplan
A infraestrutura digital, os negócios com data centers e a economia digital estarão em debate no Análise Ceplan, realizado em parceria com o portal Movimento Econômico, no próximo dia 27. Um exemplo da necessidade dessa infraestrutura é o novo cabo submarino da Cirion Technologies, que sairá de Mirtle Beach rumo a La Toninas, na Argentina. O cabo vai margear o litoral nordestino, mas fará ancoragem em São Paulo.