{{channel}}
O autodesenvolvimento e a carreira
Autodesenvolvimento significa tornar-se responsável pelas suas decisões, bem como pela sua trajetória. Sempre que estamos aprendendo, desenvolvendo habilidades, adquirindo competências técnicas ou comportamentais, estamos nos autodesenvolvendo. Mas, não para por aí, pois o autodesenvolvimento é o maior responsável por tomar as rédeas de seu processo evolutivo, assumir a responsabilidade acerca de quem você é hoje e ainda de quem quer se tornar. É através dele que atingimos a maior idade ou não, pois a idade cronológica passa a ser a contagem dos anos e o autodesenvolvimento a maturidade ao decorrer da vida.
Os profissionais que buscam se autodesenvolver têm como resultado o crescimento emocional, mental, social, espiritual e físico, além do ganho de competências e habilidades para o trabalho. Pessoas autodesenvolvidas são abertas a novas experiências e não se incomodam em mudar seus conceitos e percepções sobre determinada temática, pelo contrário, agregam mais conceitos no intuito de obter mais dados para extrair mais valor.
É bem comum percebermos que as pessoas que mantêm uma atitude positiva para o autodesenvolvimento são muito mais abertas a viver novas experiências. Logo, mais abertas às mudanças e, consequentemente, são mais inovadoras.
No ambiente corporativo, o autodesenvolvimento é um conceito muito utilizado para expressar o compromisso que o colaborador assume consigo mesmo de crescer no âmbito pessoal e no trabalho. Quando um colaborador está desempenhando as suas atividades com excelência e é proativo, significa que ele se autodesenvolve e assim o seu plano de carreira fica mais em evidência para promoções (crescimento profissional).
Desta forma, a busca pelo autodesenvolvimento implicará crescimento no plano de carreira, permitindo o alcance de grandes objetivos, independente de quais sejam. Esse processo constante de evolução permitirá alcance de pequenas ou grandes metas, além de se tornar a melhor versão de si mesmo.
Podemos ressaltar ainda, que o AUTODESENVOLVIMENTO tem uma importância crucial na nossa carreira profissional. E, é através dele que nos tornamos protagonistas da nossa história pessoal e profissional. Para tanto, enquanto adultos e profissionais, precisaremos estar cientes sobre a necessidade de sempre tomar as rédeas de nossas decisões, aprendendo, buscando e testando ser uma pessoa cada dia melhor em nossa área de atuação com foco numa carreira de sucesso, buscando constantemente conexões com outros grupos, entre outros objetivos.
Fica aqui a reflexão: você realmente se sente responsável por suas ações e atos? Ou sente que muitas das coisas que já fez na vida foram influência de outras pessoas, deixando que suas decisões atreladas a carreira ou de outro setor da vida fossem tomadas por terceiros?
Se a sua resposta foi de que terceiros decidem ou influenciam suas decisões, chegou a hora de mudar, não achas?
Na nossa trajetória de vida, a maturidade chega quando você se torna protagonista da sua história! Decida o que achas melhor para seu caminho e, se errar, tudo bem! comece de novo! Assim, você estará sempre desenvolvendo alguma habilidade para atingir os seus objetivos.
Lembre-se:
“Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?” – Fernando Pessoa.