° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Morre Mestre Paulo do Boi, ícone da cultura popular de Pernambuco

Líder do tradicional Boi Pavão de Limoeiro, Mestre Paulo do Boi era um símbolo de resistência cultural e dedicou sua vida aos Bois de Caboclinhos

Por Allan Lopes

Mestre Paulo do Boi faleceu neste domingo (16)

Faleceu, neste domingo (16), Severino Paulino de Andrade, conhecido como Mestre Paulo do Boi. Reconhecido como um grande brincante e produtor cultural, ele era uma figura central na tradição dos Bois de Caboclinhos no município de Limoeiro, e transformou sua devoção em um patrimônio imaterial para o estado. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em 1949, Mestre Paulo do Boi liderou por décadas o tradicional Boi Pavão de Limoeiro, agremiação fundada em 1975, da qual era o principal condutor.

Sua trajetória na cultura começou nos anos 1970, com atuações na Rádio Difusora e nas escolas de samba de sua cidade natal. Foi, no entanto, à frente do Boi Pavão que ele consolidou sua missão: manter viva a essência da história do povo limoeirense. Através da música, da dança e da brincadeira, Mestre Paulo do Boi foi um dos grandes responsáveis por fortalecer a tradição carnavalesca local e elevar o nome de Limoeiro nos principais eventos culturais de Pernambuco.

Em nota, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), lamentou a morte. "Seu legado preserva a identidade dos Bois de Caboclinhos em Pernambuco e eterniza a história cultural do município", diz o texto.